Saiba todos os benefícios que a chia tem a oferecer a sua saúde.
Originária do México, a chia é considerada um superalimento. Uma colher de sopa da sua semente é o suficiente para trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Além de rica em ômega 3, ela ainda possui carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, antioxidantes, ácido cafeico, ácido clorogênico, proteínas, magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3).
Benefícios da chia
Pelo alto nível de fibras, a chia aumenta o tempo de liberação da glicose no sangue, assim como o hormônio da insulina, podendo prevenir a diabetes tipo 2.
77% da gordura que compõe a chia são formados pelos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Uma das principais propriedades destas gorduras é reduzir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL) e baixar os níveis de triglicerídeos.
Além de cuidar das taxas de colesterol, o ômega 3 reduz a formação de coágulos sanguíneos, arritmias e evita o aumento da pressão arterial. Todas estas funções acabam por evitar doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e hipertensão.
O ácido cafeico presente na chia é responsável por ajudar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação dos radicais livres e envelhecimento precoce das células.
Os minerais selênio e zinco presentes na chia ajudam no sistema imunológico. Assim, o organismo reforça as suas defesas e afasta doenças, como gripes, resfriados e infecções. O cuidado com a saúde das células fica por conta do fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio.
O potássio, presente na chia, tem uma grande participação na ação muscular e prevenindo câimbras, sendo essencial para quem pratica atividade física todos os dias. De acordo com os nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas.
Quantidade recomendada de chia
Apesar dos especialistas ainda não definirem uma quantidade diária ideal de consumo da chia, alguns estudos tiveram resultados positivos com pessoas comendo 25 gramas (duas colheres de sopa) da semente por dia.
Como consumir?
As principais formas de consumir a chia são: semente, crua, triturada, em forma de gel e óleo. Vamos saber mais?
Para formar o gel é necessário deixar uma colher de sopa da chia de molho em 60mL de água durante, aproximadamente, 30 minutos. O ideal é consumir o gel logo que estiver formado. Você pode adicioná-la no preparo de mingau, sopas, sucos ou em receitas de bolo.
Se você quer diminuir o consumo de ovos ou é vegano, pode substituir este alimento pelo gel formado pela chia.
Ao invés do gel, você pode adicionar a semente aos líquidos, como sucos, iogurtes e vitaminas.
Você pode usar para temperar saladas ou para colocar na refeição quando já estiver no prato. Só não é recomendado aquecer o óleo de chia, pois, o ômega 3 é facilmente oxidado com o calor perdendo as propriedades.
A farinha pode ser misturada nas frutas, sopas, mingaus e sucos. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo.
Receitas com chia
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Fonte: Blog Veganana
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Fonte: Blog da Mimis
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Fonte: Aqui na cozinha
Que tal incluir este superalimento no seu cardápio diário? Conte para a gente nos comentários qual é a sua forma preferida de consumir a chia e aproveite para ver outras dicas de alimentação e vida saudável em nosso blog.