Saiba mais sobre a pressão alta, doença que atinge boa parte da população brasileira e como a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas.
A hipertensão arterial (pressão alta) é uma condição silenciosa caracterizada por pressão acima de 14 por 9 (ou 140 x 90 mmHg). A doença é crônica e não possui cura. Quando não é tratada, aumenta o risco de infarto, derrame ou problemas renais. Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com remédios indicados pelo cardiologistas, alimentação saudável e prática regular de exercício físico. Se você sofre com a pressão alta, saiba quais alimentos evitar e quais consumir para controlar a doença.
Sintomas da hipertensão arterial
Estes sintomas normalmente aparecem durante uma crise hipertensiva, que é quando ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial. Neste momento, é ideal que o indivíduo procure imediatamente o pronto socorro.
Porém, é importante avisar que o aumento da pressão é completamente normal durante algumas situações, como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e depois da atividade física.
Alimentos que devem ser evitados pelo hipertenso
Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.
Assim como o sal, o problema destes alimentos é a alta taxa de sódio em sua composição. O mineral é usado para conservar os embutidos e enlatados. Pesquisas indicam que duas salsichas do cachorro quente, por exemplo, possuem 680mg de sódio. Este número é correspondente à 28% do que um adulto deve consumir em um único dia (valor total de 2g diários, de acordo com a Organização Mundial de Saúde).
Não pense que só porque estes alimentos são docinhos que estão isentos do sódio. Os biscoitos e bolachas, principalmente os recheados, são ricos no mineral, que serve para a conservação do produto. Por exemplo, em 8 unidades de wafer você encontra 10% da quantidade recomendada.
Uma sopa em pó industrializada tem, em média, 35% da sua necessidade diária de sódio. Um número bem expressivo, não é mesmo? Vale muito mais a pena comprar os ingredientes e fazer a sopa em casa.
Outra fonte de sódio que quase ninguém conhece são os adoçantes usados em refrigerantes diets e sucos industrializados sem açúcar.
Assim como outros alimentos ultra industrializados que usam o sódio para conservação, os pratos congelados também são fontes de sódio. Uma lasanha, por exemplo, pode ter 40% das necessidades diárias de sódio.
Sabe aquele pacotinho de tempero do miojo? Ele é extremamente rico em sódio. Aquele pacotinho tem, cerca de 2.130mg de sódio, ou seja, 89% das necessidades diárias de uma pessoa adulta.
Alimentos amigos dos hipertensos
Lembra que comentamos que uma alimentação saudável pode ajudar a controlar a pressão arterial? Confira agora alguns alimentos que ajudam no controle da hipertensão.
Este carboidrato é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, este alimento controla a taxa de glicose no sangue, uma importante ferramenta para que sofre com a pressão alta.
Fontes de magnésio, as oleaginosas – especialmente as amêndoas e nozes – atuam em nosso organismo como vasodilatadoras, auxiliando no controle da pressão arterial.
Peixes, linhaça e azeite são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Quem sofre com a hipertensão precisa consumir uma dose acima do valor diário desta gordura saudável. Alguns estudos comprovam que os alimentos ricos em ômega 3 atua como vasodilatação, que como já vimos, ajuda no controle da pressão.
Estes deliciosos temperos naturais são um dos principais substitutos para o sal, nossa fonte primária de sódio. Como já vimos, este mineral é um vilão para quem quer diminuir e controlar a pressão arterial. Por isso, aposte nas ervas frescas para trazer mais saúde ao seu dia a dia. Entre os principais exemplos destes alimentos, temos: salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, manjericão, louro e tomilho.
A combinação dos diversos minerais e nutrientes deste alimento é responsável por dilatar os nossos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue em nosso organismo e reduzindo a pressão arterial.
A grande concentração de magnésio nestes alimentos estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que a gente já viu que é responsável por controlar a pressão arterial. Além do combate a hipertensão, os cereais reduzem as chances de diabetes, ajudam a manter o peso e previnem o câncer.
Enquanto o sódio aumenta a circulação sanguínea, e por reação em cadeia, a pressão arterial, o potássio atua como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no organismo. Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja.
Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio. A boa notícia é que em pequenas porções destes alimentos já há uma grande concentração do mineral.
E você, tem alguma outra dica para controlar a pressão alta? Nós queremos saber. Se você está procurando melhorar a sua alimentação, aproveite o site online da Vitao Alimentos para garantir produtos práticos, saudáveis e deliciosos, sem nem sair de casa.