Existem muitas dúvidas sobre o que é a fécula e a sua função. Hoje, vamos conhecer mais sobre este alimento e os seus benefícios.
É comum as pessoas acharem que o amido e a fécula são a mesma coisa. Porém, de acordo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os dois são produtos diferentes – apesar de serem extremamente similares quimicamente.
A fécula de batata é um pó bem fino, parecido com a farinha de trigo. Ela é obtida por meio da secagem e moagem subsequente da batata e composta, basicamente, pelo amido do próprio tubérculo.
Já a fécula de mandioca é conhecida popularmente como polvilho. Este produto amiláceo extraído da mandioca é classificado de acordo com o seu teor de acidez, podendo ser doce ou azedo.
As féculas podem ser usadas para diversas funções, como engrossar caldos e molhos, fornecer crocância a carnes e peixes empanados (lembrar de adicionar também farinha de rosca) e ser base para bolos, biscoitos, pães e tortas. Vale lembrar que a famosa tapioca é um alimento feito a partir do polvilho doce.
Como não possui glúten em sua composição, este produto é um ótimo aliado para quem quer fugir das farinhas comuns ou é celíaco.
O amido resistente, presente na fécula de batata, aumenta a hipertrofia do cólon. Isso significa que ele o deixa mais robusto e aumenta a sua funcionalidade. Ela também ajuda a impedir que toxinas entrem em nossa circulação e auxilia na redução da síndrome do intestino permeável.
O consumo elevado de amido resistente é capaz de aumentar a sensação de saciedade e diminuir a ingestão descontrolada de comida subsequente.
O amido resistente também pode ser usado para tratar o crescimento desenfreado de bactérias patogênicas (“más”). Um exemplo prático é no tratamento contra a cólera, em que a bactéria da doença se liga ao amido até serem todas expulsas do organismo.
A fécula de batata promove uma maior oxidação de gordura após as refeições, ou seja, adeus gordurinhas.
Fonte de vitamina K, cálcio e ferro, a fécula de mandioca tem um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. Cuidando da densidade mineral óssea, o polvilho é essencial para aqueles que sofrem com osteoporose, osteoartrose e diminuição da flexibilidade.
O alto teor de ferro é fundamental na saúde do sangue, já que atua diretamente na produção das células vermelhas. Junto com o cobre (também presente), este mineral impede o corpo de desenvolver anemia e outras doenças relacionadas.
Como possui uma alta taxa de carboidratos, a fécula de mandioca é um excelente combustível para o corpo. Ela também não possui colesterol e gorduras saturadas.
Como já comentamos, o polvilho é uma excelente fonte de vitamina K. Este nutriente possui um papel fundamental no funcionamento do sistema neurológico. Ela está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, por exemplo. A vitamina mantém as vias neurais ativas e livres de radicais que podem causar danos aos tecidos do cérebro.
1. Pão de queijo
Ingredientes:
Modo de preparo:
Fonte: Ana Maria Braga
2. Biscoito de parmesão – sem glúten
Ingredientes:
Modo de preparo:
Sugestão: Experimente substituir o parmesão por provolone ou outros queijos firmes.
Fonte: Ana Maria Braga
Ficou surpreendido com os benefícios que a fécula traz para o seu organismo? Aproveite para garantir a sua aqui na Vitao sem se preocupar em sair de casa. E não se esqueça de conferir em nosso blog outras dicas sobre uma vida saudável e equilibrada. Afinal, seu corpo é a sua casa.