São muitos os perigos que o sedentarismo pode trazer a sua vida, certo? Para mudar este hábito e viver de forma mais saudável, separamos os primeiros passos para deixar de ser sedentário. Vamos conhecer?
1. Avalie a sua capacidade física
O primeiro passo para sair do sedentarismo é passar por uma avaliação da sua capacidade física. Com um educador físico, faça um teste de flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal. Além de ter uma noção como o seu corpo está respondendo, você consegue medir o progresso do exercício.
Agora, se você é sedentário e tem mais de 40 anos ou faça parte de algum fator de risco, como sobrepeso e hipertensão, é fundamental se consultar com um médico antes de começar qualquer atividade física. O profissional vai traçar o perfil da pessoa e definir se ela pode fazer exercícios mais intensos ou se deve optar pelos moderados. Normalmente, os testes feitos para este grupo são: exame cardiopulmonar, que mede a aptidão cardiorrespiratória e o ergométrico, que avalia como o coração se porta em situação de estresse.
2. Estabeleça metas realistas
É motivador ter objetivos ao começar praticar exercício físico. Mas cuidado, elas precisam ser realistas ou você corre o risco de se decepcionar. Por exemplo, dificilmente você vai conseguir perder 10 quilos em dois meses. O ideal é você estabelecer metas, junto com o auxílio de um educador físico, para curto prazo (um a três meses), médio prazo (quatro a seis meses) e longo prazo (um a dois anos).
3. Escolha uma atividade que você goste
Um dos primeiros pensamentos que passam na cabeça de alguém que quer deixar o sedentarismo é “preciso me matricular em uma academia”. A verdade é que você pode não se adaptar aos exercícios oferecidos pelo estabelecimento e acabar desmotivado. Por isso, tire um tempo para treinar diversas modalidades até encontrar aquela que mais lhe agrada. Escolher uma atividade que você tenha em prazer em praticar é fundamental para não desistir dos seus objetivos.
4. Comece devagar
Se você não está acostumado com a prática de exercício físico, é fundamental que comece aos poucos, com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Variar as modalidades também é uma boa pedida. Assim, além de trabalhar todos os músculos do corpo, você não enjoa e sente mais disposição.
5. Persista
É normal sentir desânimo em praticar atividade física, especialmente nas primeiras semanas. Mudar um hábito não é uma tarefa fácil, é necessário investir nela e reforçar o comportamento.
Deu para entender a importância de sair do sedentarismo? Você já pratica algum exercício? Conte para a gente nos comentários. Para completar a sua vida saudável, invista também em uma alimentação equilibrada. Em nosso site, além de produtos nutritivos e práticos, você também encontra algumas dicas para viver com saúde.