Lidar com a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, não é algo fácil. Entretanto, existem hábitos que podem ser criados, assim como alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino que podem ser acrescentados na sua rotina que, com certeza, irão ajudar a lidar com essa sensação incômoda.
Ah, e se você lida constantemente com a constipação intestinal, saiba que não está sozinho nessa, afinal, é estimado que 16% da população mundial sofra com essa condição.
Para te ajudar a compreender um pouco mais sobre o que é a prisão de ventre e te dar boas soluções para minimizá-la, preparamos este material. Confira!
A constipação intestinal é uma condição médica que acontece quando a pessoa não consegue evacuar mesmo quando sente intensa vontade de ir ao banheiro. Ela pode ser causada por diversos motivos, seja a alimentação pobre em fibras, a baixa ingestão de água, o sedentarismo, a mudança na rotina, entre outros.
Normalmente, a pessoa que sofre de prisão de ventre evacua menos do que duas vezes por semana. Distensão e desconforto abdominal, gases, cólicas e um grande esforço na hora de evacuar são alguns dos principais sintomas sentidos por ela.
Em alguns casos, a prisão de ventre pode ser resolvida em poucos dias com o ajuste da alimentação e da rotina. Porém, em casos mais extremos, pode surgir a necessidade de recorrer ao auxílio médico para entender se existe um problema maior no sistema gastrointestinal.
Seja qual for a questão, vale sempre ressaltar que a automedicação nunca é a melhor solução. Caso o desconforto seja intenso, busque sempre acompanhamento médico para saber quais são os próximos passos a seguir.
Vale lembrar que os alimentos que vamos citar abaixo, além de auxiliar no funcionamento do intestino, também favorecem a sensação de bem-estar e desempenham papel importante no sistema imunológico.
Além disso, todos eles possuem duas características em comum:
As fibras, presentes em diversos tipos de alimentos, quando são consumidas juntamente com água, ajudam na formação do bolo fecal e facilitam a passagem das fezes ao longo do intestino. Assim, a evacuação acontece de maneira mais natural, sem que seja necessário um grande esforço.
Agora sim, veja quais são os alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino e podem melhorar o seu dia a dia:
Os cereais integrais são uma importante fonte de fibra e, com certeza, fazem parte do grupo de alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino. Aqui, estamos falando desde o arroz integral, passando pelo trigo em grãos, gérmen de trigo, aveia, linhaça, pão integral, entre outros.
Uma boa dica para você incluir na sua dieta é a Fibra de Trigo, também conhecida como farelo de trigo. Ela é a camada externa do grão e é obtida por meio de um processo de moagem que acontece ao longo da produção da farinha de trigo. Ou seja, ela não passa pelo processo de refinamento, mantendo seus minerais.
A fibra de trigo é altamente versátil e pode ser utilizada no preparo de tortas, bolos, pães, biscoitos e, também, polvilhada/misturada em iogurtes, vitaminas, sopas, leite, sucos, entre outros.
Na loja da Vitao, você encontra uma extensa linha de Produtos Integrais que, além de serem de extrema qualidade, são práticos, saborosos, nutritivos e, é claro, fazem parte dos alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino.
São diversos os legumes que são ricos em fibra e ajudam a prevenir a prisão de ventre. Dentre eles destaque para alguns que não só podem, como devem, ser consumidos com casca. Por exemplo:
Entretanto, alimentos como a cebola e o alho, por exemplo, em que tira-se a casca, assim como alcachofra, vagem, aspargo, brócolis e couve-flor, em que não há casca, também são importantes para o melhor funcionamento do intestino.
As hortaliças e vegetais folhosos também são importantes para evitar a prisão de ventre. E eles desempenham um papel ainda melhor quando consumidos crus. Acrescente-os na sua rotina sem nem pensar duas vezes. Boas opções de alimentos desse grupo são:
Assim como as frutas dos legumes são ricas em fibras, as cascas das frutas também possuem essa característica. Além delas, o bagaço de frutas como a mexerica (também chamada de tangerina, mimosa ou bergamota) é outra poderosa fonte de fibras.
Além dela, o mamão e a ameixa são grandes conhecidos por terem um bom desempenho na hora de “soltar” o intestino. Ainda, figo, kiwi, uva, manga, abacaxi também podem ajudar. Lembre-se de consumir a casca daquelas em que é possível fazer isso, – como a uva, por exemplo.
Apenas fique atento e não consuma as frutas ainda verdes, pois isso pode fazer com que o intestino fique travado.
A família das leguminosas também é de grande valia para quem sofre com a constipação intestinal. Apenas atente-se que elas podem causar gases para quem não é acostumado a consumi-las com frequência. Por isso, teste aos poucos para ver se é “ok” acrescentá-las na sua rotina.
Boas opções de leguminosas para você testar são o feijão, o grão de bico, a ervilha, a lentilha e a soja.
A cafeína é um estimulante que não acorda só a mente: ela também pode fazer o seu intestino funcionar melhor. Por isso, o consumo moderado de café e chás que contenham a cafeína podem facilitar a evacuação.
Entretanto, ao falar de líquidos, jamais podemos deixar de lado ela: a água. Ela é essencial para o bom funcionamento do seu organismo como um todo, não somente para evitar a prisão de ventre. Por isso, adquira o hábito de bebê-la com frequência.
Para evitar a constipação intestinal, existem alguns alimentos que devem ser evitados. Dentre eles, destaque para:
Com as nossas dicas, você já sabe muito bem quais são os alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino e devem ser acrescentados na sua rotina. Então, é hora de colocar em prática as nossas sugestões!