Ultimamente, muito tem se falado sobre os superalimentos. Ou seja, os alimentos que são considerados positivos para a saúde e para o bem-estar como um todo. Neste cenário, a linhaça ganha cada vez mais atenção, pois traz diversos ganhos para o organismo. E é exatamente para te mostrar quais são os principais benefícios da linhaça que nós preparamos esse texto. Acompanhe e se surpreenda!
Dentre os principais benefícios da linhaça para o organismo, destaque para a sua composição extremamente nutritiva. Dizemos isso porque, além de ela ser a mais rica fonte vegetal de ômega-3 que existe, a linhaça também é rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas variadas. Dentre eles, destaque para magnésio, ferro, fósforo, zinco, ferro, potássio, manganês e vitaminas do complexo B.
Ainda, a linhaça traz carboidratos, lignanas, ácidos fenólicos, hemicelulose, açúcares e gordura em sua composição. Assim, é um alimento extremamente rico para o organismo. Não à toa a linhaça é um superalimento.
Por ser rica em fibras – uma colher de sopa de linhaça contém 3g de fibra, o que representa 8% da dose diária recomendada para homens e 12% da dose diária recomendada para mulheres – a linhaça auxilia a melhorar o funcionamento do intestino.
As fibras, quando são ingeridas juntamente com uma boa quantidade de água, auxiliam na formação do bolo fecal e facilitam a passagem das fezes ao longo do intestino. Assim, fazem com que a evacuação aconteça de maneira mais natural.
Outra característica das fibras, presentes na linhaça, é que elas aumentam a sensação de saciedade. Assim sendo, se você tem a tendência de beliscar entre as refeições, adicionar sementes de linhaça na sua bebida pode ser uma ótima saída para afastar a fome. Isso mesmo!
Um estudo revelou que acrescentar 25 gramas de semente de linhaça moída a uma bebida reduz a sensação de fome e do apetite em geral.
Isso acontece devido às fibras, já que elas retardam a digestão no estômago e, assim, desencadeiam uma liberação de diversos hormônios que controlam o apetite e proporcionam uma sensação de satisfação. Dessa forma, o consumo adequado da linhaça pode ajudar no controle do peso ao diminuir a fome e aumentar a saciedade por mais tempo.
A gordura poli-insaturada ômega-3, presente na linhaça, é conhecida por ajudar a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL) no organismo. Assim, dentre os benefícios da linhaça, destaque para a sua atuação no combate às placas de gordura nas artérias e veias, favorecendo a melhora no fluxo sanguíneo.
Essa ação é importante para evitar a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), infarto e, também, para regular a pressão arterial, evitando que ela se eleve.
Dentre os benefícios da linhaça para o organismo, destaque para as lignanas presentes na sua composição. As lignanas são compostos vegetais com propriedades antioxidantes e estrogênicas. Assim, podem diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde do organismo no geral.
Um estudo canadense feito com mais de 6.000 mulheres mostrou que aquelas que comeram sementes de linhaça tiveram 18% menos chances de desenvolver câncer de mama.
Isso acontece porque, dentre outras características nutritivas das sementes de linhaça, elas apresentam até 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais. Interessante, não é mesmo?
A diabetes tipo 2 é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue devido a incapacidade do organismo em secretar a insulina ou por apresentar resistência a ela. A linhaça pode ser de grande auxílio para quem sofre com a diabetes, pois tem a capacidade de auxiliar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Isso acontece principalmente devido à presença de fibras insolúveis na composição da linhaça, já que essas fibras retardam a digestão e reduzem a liberação do nível de açúcar no sangue.
Como já falamos anteriormente, a linhaça é riquíssima em ômega-3. Pois bem. Um dos subtipos do ômega-3 é o ácido alfa linolênico (ALA) que tem a capacidade de combater diversos processos inflamatórios no organismo e, também, aliviar sintomas de doenças autoimunes, como a psoríase e o lúpus.
A combinação de ômega-3, manganês, fósforo e outros minerais presentes na linhaça, juntamente com a isoflavona, o fitoesteróide e a lignana, auxiliam a controlar os hormônios femininos e a combater os sintomas incômodos da menopausa.
Também, vale ressaltar que as lignanas fortalecem a saúde óssea e pode ser importante para as mulheres que estão na menopausa, já que elas ficam mais propensas a ter osteoporose após o início da menopausa.
Seja em formato de semente, farinha ou óleo, a linhaça pode ser acrescentada em diversos preparos na sua rotina. Algumas sugestões são:
Bom demais, não é mesmo?
Então, agora que você já conhece vários benefícios da linhaça, é hora de escolher a sua preferida para acrescentar no seu cardápio diário e tornar as suas refeições mais nutritivas. acrescente este superalimento na sua rotina. Seu organismo agradece!