Cada vez mais se tem falado sobre hábitos saudáveis, em especial, a alimentação. Com uma maior facilidade à informação através da internet, a população tem se interessado em descobrir os benefícios e o passo a passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Mas afinal, o que é alimentação saudável? De forma geral, é o consumo de alimentos, principalmente em sua forma natural, em nossas refeições diárias.
Em um cardápio equilibrado, todos os grupos nutricionais têm a sua vez, sejam proteínas, carboidratos, frutas, óleos, leguminosas e outros. O que muda dentro da alimentação saudável é a quantidade necessária de consumo para cada pessoa. Afinal, é preciso ser levado em conta o seu objetivo, altura, idade, peso, prática de atividades físicas e possíveis problemas de saúde.
Uma forma fácil e simples de se entender como se dá uma alimentação equilibrada é por meio da Pirâmide Alimentar, que divide cada grupo nutricional de acordo com a necessidade geral dos organismos. Em nosso blog, já falamos mais sobre as pirâmides e seus grupos. Confira!
Um dos principais, e mais importantes, benefícios de uma alimentação saudável é o aumento da qualidade de vida. Quando consumimos os alimentos de forma equilibrada, o nosso corpo funciona melhor, prevenindo até algumas doenças. Além das vantagens físicas, esse tipo de cardápio pode combater o estresse, ansiedade e o mau humor. O ditado popular “você é aquilo que você come” é a mais pura verdade.
Mudar os hábitos e começar a praticar a alimentação saudável requer dedicação e comprometimento.
Para ajudar no seu começo, vamos passar uma sugestão de cardápio. Porém, é importante lembrar que o ideal é consultar um especialista na área de nutrição. Somente ele pode passar a você um cardápio personalizado, de acordo com seu objetivo, características físicas e estilo de vida.
Invista em frutas, cereais, pães integrais e oleaginosas. Para as bebidas, aposte em sucos naturais, água de coco, chás, leite ou café. Essa refeição pode ter 20% do consumo calórico diário.
Em nosso blog, temos um post falando só sobre o café da manhã saudável. Vale a pena conferir!
Uma refeição leve e rápida, de preferência com alimentos que demoram a ser absorvidos. Exemplos: frutas, oleaginosas, alimentos naturais e integrais. Essa refeição pode ter 5% do consumo calórico diário.
É recomendado que o prato seja dividido em quatro partes: metade para saladas e legumes, uma parte para os carboidratos e a última parte para as proteínas. Bebidas? Sucos naturais ou chá. Essa refeição pode ter 30% do consumo calórico diário.
Aposte em fontes de carboidratos, proteínas e gorduras boas. Uma boa sugestão são as frutas secas e cereais. Essa refeição pode ter 15% do consumo calórico diário.
Carboidratos, proteínas e gorduras boas são a pedida para essa refeição. Dica: prefira consumir alimentos de fácil digestão para não pesar no estômago quando for dormir. Essa refeição pode ter 25% do consumo calórico diário.
Prefira um lanche rico em proteína. Se quiser, pode adicionar uma fruta, que é um carboidrato leve. Essa refeição pode ter 5% do consumo calórico diário.
Já sabe tudo de Alimentação Saudável, não é mesmo? Então venha conhecer os produtos práticos e saudáveis que a Vitao tem a oferecer para você!