icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
alimentação saudável sem lactose
  • Coma
  • Cuide
Como ter uma alimentação saudável sem lactose?

Na sua próxima ida ao supermercado, loja de alimentos ou qualquer restaurante, preste atenção no quanto estão aumentando as opções de alimentos e refeições livres de lactose. Seja por escolha, alergia ou intolerância, está claro que muitas pessoas estão em busca de seguir uma alimentação saudável sem lactose. E essa é uma tendência crescente.

E foi exatamente pensando nisso que preparamos esse material para você. Agora, você poderá compreender melhor o que é a lactose, o motivo de ela causar mal-estar em algumas pessoas, e, também, conhecer boas opções para alimentar-se de maneira saudável, deixando de lado o consumo desse açúcar natural. Confira!

Mas afinal… o que é a lactose?

Pois bem, a lactose nada mais é do que o açúcar natural presente no leite de vaca. Mas então… Por que ela pode causar tantos problemas, alergias e intolerâncias em algumas pessoas?

Isso acontece porque para a lactose ser absorvida pelo organismo de maneira “correta”, ela precisa que o intestino delgado produza uma quantidade necessária de lactase. A lactase é uma enzima que tem a função de quebrar as moléculas de lactose e, quando há a sua deficiência no corpo, ocorre a indesejada intolerância a lactose.

E são muitas as pessoas que sofrem com essa deficiência na produção de lactase. De acordo com dados publicados no portal Uol, é estimado que entre 60 a 70% da população mundial apresenta algum nível de dificuldade de digestão da lactose.

E, assim como cada organismo é diferente, a intolerância a lactose pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa.

Alguns dos sintomas mais comuns observados na intolerância a lactose são o desconforto gástrico e o excesso de gases. Também, o consumo do açúcar natural do leite de vaca pode causar diarreia, náusea e até mesmo vômito. Normalmente, esses sintomas começam a surgir a partir de meia hora a até duas horas após o consumo de alimentos ou bebidas com lactose.

Sabemos que o leite e seus derivados estão presentes na nossa vida desde cedo, então… Como ter uma alimentação saudável sem lactose? É o que vamos te mostrar no próximo tópico. Acompanhe!

Dicas para garantir uma alimentação saudável sem lactose

Para quem é intolerante ou apenas escolheu por seguir uma alimentação saudável sem lactose, existem dois caminhos que podem ser seguidos:

  • Deixar de lado todos os alimentos e bebidas derivados do leite. Aqui, além do leite, estão incluídos os iogurtes, queijos, sorvetes, chocolate, manteiga, entre outros. Também, alguns adoçantes em pó e medicamentos podem ter lactose em sua composição. Por isso, é importante sempre ler o rótulo completo dos produtos.
  • Comprar versões “especiais” e sem lactose dos produtos citados acima. Hoje, já existem diversas opções insumos que são livres de lactose.

Ah, vale ressaltar que: seja por opção ou por intolerância, é sempre importante buscar por um acompanhamento profissional para manter a sua alimentação saudável sem lactose. Também, lembre-se de que o nível de intolerância à lactose pode variar de pessoa para pessoa. Assim sendo, o ideal é fazer os exames completos para descobrir e acompanhar qual é o seu nível de intolerância, caso ele exista.

Ademais, pode ser relevante você conhecer outros bons alimentos que são fonte de cálcio, já que o leite de vaca e seus derivados serão deixados de lado na sua dieta rotineira. E é isso o que vamos te mostrar a seguir.

Alimentos ricos em cálcio e livres de lactose

Sim, é indiscutível que o leite de vaca tem uma grande quantidade de cálcio em sua composição. Ainda assim, existem outros alimentos livres de lactose que podem desempenhar muito bem esse papel e que, pasme, oferecem uma quantidade igual e até maior de cálcio para o organismo.

Para isso, é importante entender que existe um fator no nosso corpo chamado de biodisponibilidade. A biodisponibilidade é o percentual de aproveitamento, pelo organismo, de uma substância.

Assim sendo, quando consumimos o leite de vaca, o organismo não absorve 100% do cálcio ali presente, mas sim, cerca de 30%. E essa absorção varia de acordo com os outros nutrientes que estão presentes no alimento.

No caso dos vegetais escuros, como a  couve, brócolis, rúcula, agrião, couve de bruxelas, o organismo tem a capacidade de absorver entre 50% a 70% do cálcio ali presente. Isso acontece porque esses alimentos são poderosas fontes naturais de magnésio, o boto e a vitamina K, minerais e vitaminas que auxiliam na absorção do cálcio. Interessante, não é mesmo?

Além dos vegetais escuros: outros ingredientes na alimentação saudável sem lactose

Mas não são apenas os vegetais verdes escuros que oferecem o nível cálcio indicado para a nossa saúde. Outros bons exemplos de alimentos que podem compor a sua alimentação saudável sem lactose são:

  • Peixes variados como salmão, sardinha e bacalhau;
  • Outros frutos do mar, como ostras, mexilhões e siri;
  • Grão de bico;
  • Gergelim;
  • Aveia;
  • Amêndoas;
  • Feijão;
  • Quinua;
  • Chia
  • Frutas variadas, como laranja, manga, laranja, kiwi, pêra, uva, ameixa seca e amora preta.

No fim, são diversas opções de alimentos que você pode acrescentar na sua dieta sem que seja necessário consumir produtos com lactose.

Entretanto, para garantir que você está oferecendo ao seu organismo todos os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, o ideal é buscar por uma rotina equilibrada, com hábitos sadios e com o acompanhamento médico.

Ah, e é claro, lembre-se que aqui na Vitao Alimentos, além de você ter um grande catálogo de produtos saudáveis e nutritivos, você também encontra boas opções de alimentos zero lactose. Nosso menu livre de lactose conta com chocolates, snacks, mix para bolos e pães, farinhas e fibras, massas, bolos de caneca cookies, e muito mais.

Visite o nosso site, escolha os seus produtos preferidos e garanta a sua alimentação saudável sem lactose!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *