COMER
Alimentos que fazem bem para a pele
Alimentos que fazem bem para a pele

Que tal conquistar uma pele mais nutrida, hidratada, protegida e com aspecto mais saudável? Chegou a hora de conhecer alguns dos alimentos que fazem bem para a pele e podem te ajudar nesse processo.
Você já deve ter escutado algumas vezes a máxima “nós somos aquilo que comemos”, certo? Por isso, apostar em uma alimentação equilibrada e em hábitos saudáveis é algo que faz toda a diferença na sua vida. Inclusive, também são esses hábitos saudáveis que auxiliam na conquista de uma pele mais firme e rejuvenescida.
É claro que existem diversas maquiagens, cremes e tratamentos estéticos (sempre feitos com um bom acompanhamento profissional, é claro) para deixar a pele bonita. Porém, uma simples ida à feira ou ao mercado também podem trazer resultados maravilhosos para você. Afinal, lá você encontra grande parte das vitaminas e demais nutrientes que o organismo precisa para funcionar melhor e, ainda… Deixar a sua pele mais saudável!
Quer saber mais? Então confira quais são alguns dos principais alimentos que fazem bem para a pele e lembre-se de incluí-los na sua próxima compra.

Conheça 6 alimentos que fazem bem para a pele

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como o limão, laranja, acerola, abacaxi, kiwi, maracujá e tangerina, por exemplo, fazem parte do grupo de alimentos que fazem bem para a pele. Essas frutas são riquíssimas em vitamina C, uma substância que está diretamente relacionada com a produção de colágeno pelo organismo. E o colágeno é a proteína que oferece sustentação para a pele.
Também, a vitamina C atua na absorção de ferro, na melhora do sistema imune do corpo e conta com agentes oxidantes. Esses agentes auxiliam a combater os danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce, rugas e manchas.
Por isso, se você está em busca de uma pele mais lisinha e saudável, acrescentar algumas frutas cítricas na sua dieta pode ser uma boa ideia.

Frutas vermelhas

Além das frutas cítricas, grande parte das frutas vermelhas também podem ser classificadas como alimentos que fazem bem para a pele. Dentre elas, destaque para o morango, a amora, a framboesa e o mirtilo.
Essas frutas, além de deliciosas, são ricas em flavonoides, substâncias antioxidantes que auxiliam a combater inflamações como a acne. Também, atuam na minimização de alergias na pele e na vermelhidão.

Salmão

Excelente no combate ao estresse, ansiedade e depressão, o salmão também é um dos alimentos que fazem bem para a pele. Sendo um dos alimentos mais ricos em vitamina D (cerca de 100g de salmão enlatado oferece 600 UI de vitamina D a mais do que um indivíduo precisa por dia!), ele também é uma poderosa fonte de ômega 3 e de antioxidantes.
Juntos, esses e os demais componentes do peixe auxiliam a melhorar possíveis inflamações na pele, deixando-a com um aspecto mais saudável. Além disso, os antioxidantes auxiliam a combater os radicais livres e ajudam a manter a derme protegida, evitando o envelhecimento precoce.
Para finalizar, ômega 3 também auxilia a manter a saúde do couro cabeludo, promovendo cabelos mais fortes e saudáveis.

Oleaginosas diversas

São diversas as opções de oleaginosas que podem integrar o seu cardápio e auxiliar na conquista de uma pele mais saudável. Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, por exemplo, são excelentes escolhas para isso.
Alimentos que fazem bem para a pele
Além de deliciosas e versáteis, elas são ricas em zinco e atuam na produção de colágeno do organismo. Ainda, são poderosas fontes de fibra e, assim, melhoram o trânsito intestinal. Como consequência, ajudam a limpar as toxinas do organismo, promovendo mais equilíbrio,  e saúde como um todo. Sua pele agradece!

Sementes variadas

Elas são pequenas, mas são poderosas! Estamos falando das sementes variadas. Podem ser as de chia, linhaça, girassol e/ou abóbora. Seja qual for a sua escolha, saiba que todas elas fazem bem para a sua pele.
As sementes de linhaça e de chia são fonte de ômega-3, enquanto as sementes de girassol e abóbora possuem magnésio, selênio, vitamina E e proteína em sua composição. Juntas, essas sementinhas ajudam a:

  • Combater inflamações, acne e o envelhecimento precoce;
  • Manter a pele hidratada;
  • Reduzir o nível de estresse no organismo.

Que tal turbinar seus pratos com essas sementes? Você pode polvilhar-las em sua vitamina, iogurte ou em saladas. Ou, se você busca uma receita diferente e saudável para a sua rotina, experimente fazer a nossa receita de pudim de chia com chocolate e surpreenda-se!

Batata doce

A batata doce também integra o grupo de alimentos que fazem bem para a pele. Altamente nutritiva, ela é rica em betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A pelo organismo e auxilia a desobstruir os poros e a manter a pele protegida contra a despigmentação.
Essas ações são importantes para retardar o aparecimento das linhas de expressão e, também, afastam e combatem possíveis inflamações na pele.
Ainda, vale lembrar que a batata doce assada (com a casca) fornece cerca de 75% da recomendação diária de cobre.
Já o cobre é um mineral que, junto com o zinco e vitamina C e o zinco, produz elastina. E a elastina, quando está em falta no organismo, pode resultar em uma pele mais rígida e sem vida. Ou seja, acrescentar a batata doce no seu cardápio pode ser uma forma deliciosa de manter a saúde da sua pele.
Além de fazê-la assada, é possível testar novas receitas para o seu menu. Então…que tal ousar e fazer uma deliciosa torta vegana de batata doce com tofu?

Acrescentando os alimentos que fazem bem para a pele na sua rotina

Gostou de conhecer um pouco mais sobre alguns alimentos que fazem bem para a pele? Então, lembre-se de incluí-los no seu cardápio. Sempre, é claro, com um bom acompanhamento profissional.
Também, aproveite para visitar a nossa loja virtual e garantir alguns desses alimentos na sua rotina. Lá, você encontra diversas opções de produtos com oleaginosas e sementes variadas, ideais para fazerem parte de alimentação de quem está em busca de uma nutrição completa – e de uma pele invejável!


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS