Este superalimento fornece diversas vantagens ao seu organismo. Vamos saber mais?
Ao contrário da chia e da linhaça, o amaranto ainda não é tão conhecido no Brasil. A semente de origem peruana, possui um alto valor nutricional e é considerada um superalimento.
Benefícios do amaranto
Como já dissemos, o amaranto é considerado um superalimento. Isto significa que a semente possui um alto teor de fitonutrientes e traz diversos benefícios à saúde, como:
O amaranto inibe o funcionamento de enzimas que elevam a pressão arterial, controlando os níveis em números saudáveis. Uma pressão alta pode desencadear uma série de doenças, como o AVC (acidente vascular cerebral), infarto agudo do miocárdio, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.
As fibras solúveis, presentes no amaranto, ao entrar em contato com o líquido no interior do estômago, formam um gel que dilata o órgão e proporciona saciedade por mais tempo. As fibras da semente também contribuem para o funcionamento do intestino.
A gente já sabe que as proteínas são essenciais para o aumento e manutenção da massa muscular. O que ainda não sabemos é que o amaranto é uma boa fonte de proteína e que proporciona a formação de novas células musculares.
Duas pesquisas feitas no México, pelo Instituto para Pesquisas Científicas e Tecnológicas de San Luis Potosí, observaram a presença de um peptídeo – fragmento da proteína – que é capaz de impedir o crescimento de tumores malignos. O estudo concluiu que esta substância presente no amaranto age mais rápido nas células do que a lunasina (também anticancerígena) presente na soja.
O amaranto é uma excelente opção para quem sofre com a doença celíaca. Além de aumentar o valor nutricional de qualquer receita, a semente não afeta aqueles que são intolerantes ao glúten.
Além de reduzir a pressão arterial, estudos sugerem que o amaranto – por ser rico em fitoesterois – tem potencial para reduzir o nível do colesterol ruim no organismo.
Quantidade recomendada
Apesar de não existir uma orientação exata para o consumo do amaranto, nutricionistas recomendam ingerir entre duas a três colheres de sopa (em média, 45 gramas) da semente por dia.
Como consumir?
A boa notícia é que o amaranto pode ser consumido das mais variadas formas. Entre elas, estão:
Quem não pode consumir
Apesar de ser um alimento com diversos benefícios ao organismo, existem algumas situações em que o consumo do amaranto deve ser avaliado com mais calma. São eles:
Por possuir um alto índice glicêmico, o amaranto deve ser consumido com moderação pelos diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a condição.
A alta concentração de proteína presente no alimento pode sobrecarregar os rins.
Por enquanto, não há estudo suficiente para garantir a segurança do consumo da semente durante a gestação e a fase do aleitamento materno.
Obviamente, se ao consumir o amaranto você tiver alguma reação alergênica, é essencial interromper o seu consumo imediatamente.
Receitas com amaranto
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Fonte: GNT – Programa Bela Cozinha
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Se preferir uma consistência mais suave, acrescente mais líquido.
Fonte: GShow
Ingredientes
Modo de Preparo
Variações: Você pode substituir metades das bananas por tâmaras secas picadas.
Fonte: Emagrecer sem dieta
Agora que você já sabe todos os benefícios do amaranto é a hora de conferir o catálogo de produtos que a Vitao Alimentos oferece com o produto – tem até chocolate. Acesse nossa loja online e torne sua vida mais saudável sem sair de casa.