A gente já falou bastante sobre a importância e os benefícios da prática de atividade física. Hoje, vamos falar sobre todas as vantagens que o exercício proporciona aos que estão na terceira idade.
Mas cuidado, assim como qualquer pessoa, se você é sedentário e está pensando em começar a se exercitar, procure um médico antes de iniciar, mesmo que a atividade pareça ser simples. O profissional irá fazer uma avaliação completa e determinar os tipos de exercício mais recomendado. Depois, é só procurar a orientação de um educador físico, escolher a atividade que mais gosta e respeitar os limites do seu corpo.
Benefícios:
- Autonomia e bem-estar;
- Aumento da massa muscular e óssea;
- Aumento da força muscular, fator que previne quedas e fraturas;
- Redução de gordura corporal;
- Estímulo do metabolismo;
- Combate processo inflamatório;
- Estimula aspectos cognitivos como: memória, percepção e atenção;
- Maior coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade;
- Diminui a ansiedade e depressão;
- Prevenção de doenças crônico-degenerativas;
- Combate à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de coluna, artrose e tendinite;
- Proporciona um melhor convívio social.
Cuidados:
Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ter cuidado para começar a praticar exercício físico.
- Consultar um médico para fazer uma avaliação física completa;
- Se for sedentário, comece a prática devagar respeitando o limite de seu corpo;
- Lembre-se sempre de fazer o alongamento antes e depois dos exercícios;
- Mantenha-se hidratado durante qualquer atividade física;
- Vista roupas largas e confortáveis que facilite os movimentos;
- Use um calçado adequado para o exercício que irá praticar;
- Se sentir um dos seguintes sintomas – tontura, falta de ar, náuseas, dor ou pressão no peito, braço, ombro, pescoço ou nas articulações – pare a atividade imediatamente.
Atividades recomendadas:
O exercício físico precisa trazer benefícios em três aspectos:
- Social: aumenta a interação entre pessoas da mesma idade.
- Psicológica: melhora o humor, diminui a ansiedade, previne a depressão e estimula a memória e o aprendizado.
- Físico: aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular e da força. Além de diminuir o percentual de gordura, controlar o colesterol e a glicemia (taxa de glicose no sangue).
Normalmente, é recomendado que os idosos pratiquem exercícios aeróbicos, musculação e de flexibilidade. Porém, como já dissemos algumas vezes, somente o médico e um profissional de educação física para recomendar a melhor atividade e a sua frequência. Porém, existem alguns exercícios que são mais recomendados do que outros. Vamos conferir?
- Natação e Hidroginástica: esses exercícios, que são feitos na piscina, aumentam a disposição no dia a dia, melhora a musculatura do abdômen, diminui a incontinência urinária e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.
- Pilates: uma das atividades mais queridas do momento, o pilates fornece diversos benefícios ao corpo humano, especialmente para aqueles que estão na melhor idade. Entre suas vantagens, estão: aumento de força e flexibilidade, controle muscular, melhora da capacidade respiratória, corrige a postura, fortalece os músculos, previne lesões e diminui as dores musculares.
- Musculação: muitos idosos têm medo de começar a musculação e forçar o corpo mais do que o devido. Com a ajuda de um educador físico, esse exercício só tem a trazer benefícios. Algumas das vantagens são: diminui as dores causadas pela artrose, ajuda no tratamento da osteoporose e insuficiência cardíaca, auxilia na flexibilidade e fortalece musculatura – perdida após os 50 anos.
- Dança: uma das atividades mais sociáveis, a dança proporcionar outros benefícios como: diminuir a ansiedade, depressão e a pressão alta.
A Vitao Alimentos sabe que para uma vida saudável, além da atividade física, é preciso cuidar da alimentação também. Em nosso site, você encontra diversas opções de produtos, confira e compre no conforto da sua casa!