A estação do frio é sinônimo de muitas coisas: agasalhos elegantes, bebidas quentes e ficar em casa embaixo das cobertas. Mas o que não parece muito convidativo no inverno são exercícios físicos. Na verdade existem muitas atividades que seu corpo desempenha bem em tempos mais frios, e assim ele gera calor, queima calorias e te mantém em forma.
Apesar de ser difícil e desconfortável no início, com um pouco de força de vontade você pode manter seu corpo ativo mesmo nos dias mais frios.
Confira alguns exercícios que você pode fazer durante o inverno sem sofrer com o frio.
Aquecimentos e alongamentos: independente do seu esporte de escolha, essas duas práticas nunca devem estar de fora de sua preparação. Sem elas o risco de dores e lesões aumenta consideravelmente. Portanto, aqueça seu corpo conforme as necessidades da atividade que vai praticar, seja uma corrida rápida ou estacionária, pular corda, polichinelos ou uso de aparelhos ergométricos. Assim seu corpo não é pego de surpresa durante o esporte que irá praticar. O alongamento também é fundamental, mesmo se você não for praticar uma atividade mais pesada, ela prepara os músculos e tendões para funcionar em sua melhor capacidade, evitando distensões e torções.
São as atividades físicas praticadas dentro de um espaço fechado. Além de protegerem de rajadas de frio mais fortes, ambientes climatizados te farão esquecer do clima. Dentre os exercícios indoor estão:
Escalada: Os ginásios de escalada tem paredões e percursos onde você desafia seu corpo e a própria gravidade. Quase sempre esses ginásios contam com profissionais especializados e instruir os praticantes nas técnicas de segurança para garantir que seu exercício seja o mais satisfatório. O esforço físico e a adrenalina da escalada são ótimos para esquentar os dias frios!
Musculação: é a atividade física indoor mais comum. Durante dias mais gelados você pode ter de adaptar seus exercícios para que seus músculos não sofram. Mas basta pedir a orientação dos instrutores de sua academia para fazer os exercícios mais indicados. Lembrando que o frio também ajuda a queimar calorias.
Artes marciais: hoje em dia a oferta de diversos estilos de luta é bem grande, basta você escolher a que tem mais a ver com sua personalidade e tipo físico. Artes Marciais de estilo full contact (de impacto) oferecem uma ótima atividade aeróbica, como Muay Thai, Karatê, kickbox, etc. O judô, Jiu-Jitsu e o Aikido também são ótimas opções para manter seu corpo em forma e a mente tranquila. Mas dependendo de sua experiência e condicionamento físico, é necessário começar com calma para evitar lesões.
Futsal e vôlei: Os esportes de quadra não podem ficar. Sendo uma boa alternativa para épocas muito frias, você tem todo o exercício das versões ao ar livre com o benefício do indoor. São exercícios muito exigentes para seu corpo, então é necessário começar com calma e ir ganhando condicionamento gradualmente. Lembrando que essas modalidades têm regras específicas, além da necessidade de calçados e roupas específicas.
Natação em piscina aquecida: não é segredo que a natação é um dos exercícios mais exigentes e benéficos para seu corpo. Ela aumenta seu condicionamento físico e tônus muscular, além de fortalecer o sistema respiratório sem tantos riscos de impacto e lesão dos esportes comuns. E hoje em dia a maioria das academias conta com piscinas aquecidas. Mas lembre-se dos riscos de choque térmico: sempre siga a risca as orientações dos instrutores para evitar quaisquer problemas relacionados a temperatura corporal. Seu objetivo é ficar bem e saudável.
Pilates e Yoga
Além de serem feitos normalmente em ambientes com temperatura confortável, essas práticas favorecem o sistema circulatório, o que é ótimo para o clima frio. A Yoga ainda contribui para o relaxamento do corpo, que tende a ficar tenso no inverno.
Antes de se exercitar em um dia frio, escolha as roupas corretas. Mesmo que a atividade gere calor, você não deve usar as mesmas roupas para exercícios que usaria num dia de verão. Então, escolha vestimentas confortáveis que ofereçam uma boa proteção contra o frio e o vento sem que lhe tirem a liberdade de movimentos. Blusas de manga comprida e calças de dry fit são boas opções. Moletons podem ser uma boa opção, mas lembre-se que assim que seu corpo esquentar você pode sentir certo desconforto. A vantagem do moletom é que ele estimula o suor e o absorve sem atrapalhar suas atividades. Outro fator importante são os calçados; escolha aqueles que sejam mais confortáveis e ideais para as atividades, evitando dores e lesões após os treinos.
Caminhadas e corridas: os mais comuns dentre todos os exercícios aeróbicos podem ser praticados mesmo em climas frios. Eles geram calor e ajudam na circulação e na oxigenação do sangue. Comece devagar, pois em dias frios as chances de dor muscular aumenta consideravelmente se você pegar pesado logo de cara.No caso da corrida, atente para o fato de que assim que seu corpo aquecer e o ritmo cardíaco e respiratório aumentar, você vai sentir certo desconforto pois o ar que entra nos seus pulmões está bem mais frio que seu corpo.
Andar de bicicleta: andar de bicicleta te permite apreciar a paisagem e sentir o contato com o seu meio . É um dos melhores exercícios para a queima de calorias e para a frequência cardiorrespiratória. Lembrando que o vento e a sensação de frio aumentam pelo movimento e velocidade da bicicleta, então não deixe de usar pelo menos uma calça comprida e uma jaqueta leve, além de cachecol estilo “flanela de pescoço”, para evitar riscos.
Independente da atividade que você escolher, lembre-se de sempre se hidratar com água e bebidas eletrolíticas. E se o frio tende a mudar seus hábitos alimentares, não se esqueça de fazer lanches leves e saudáveis após os treinos para repor os gastos energéticos, como os snacks da Vitao.
O frio não deve ser desculpa para o sedentarismo. Então, não deixe de se exercitar no inverno; faça do frio um desafio a mais para seu corpo e sua determinação de ter uma vida saudável e um corpo em forma!