icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
benefícios da aveia sem glúten
  • Cuide
4 benefícios da aveia sem glúten

Se você está em busca de tornar a sua vida mais equilibrada, a chave é apostar em uma rotina com hábitos saudáveis e alimentar-se com os ingredientes que favoreçam esse processo. Ou seja, que sejam nutritivos, ricos em vitaminas e minerais e, é claro, sejam gostosos. E acredite: esses são alguns dos benefícios da aveia sem glúten.

Tem dúvidas sobre o consumo deste ingrediente e/ou não sabe boas formas de inseri-lo na sua rotina? Então acompanhe o nosso texto e confira bons motivos para ter sempre este poderoso cereal na sua despensa.

As principais características da aveia

Para começar a explicar um pouco mais sobre os benefícios da aveia sem glúten, é importante você compreender quais são os nutrientes que a compõem.

benefícios da aveia sem glúten

Assim sendo, saiba que a aveia é riquíssima em fibras solúveis e insolúveis. Essa característica, por si só, já é um fator importante para auxiliar o trânsito intestinal no organismo. Ou seja, quando consumida com uma boa ingestão de água, ela é uma ótima aliada para evitar constipações e a sensação de mal estar. Ps: falaremos mais disso abaixo.

Mais do que isso, a aveia também é fonte de carboidratos complexos, amido, proteínas, e conta com vitamina B1, zinco, cromo, selênio, magnésio, ferro, cobre, fósforo e manganês em sua composição. Não à toa, o cereal é considerado um ótimo alimento para as gestantes.

Com isso, podemos concluir que a aveia, por si só, já é extremamente poderosa para o organismo. E, quando sem glúten, ela traz benefícios ainda maiores. Afinal, ela passa a poder ser consumida por uma parcela maior da população e por quem sofre com problemas de intolerância ao glúten.

Apenas para conhecimento, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, é estimado que dois milhões de brasileiros sofram de doença celíaca. Ou seja, tenham uma reação imunológica ao glúten e devem evitar consumir essa proteína.

Além destas pessoas, existem também aquelas que não são celíacas, mas que evitam o consumo de glúten por diversas outras razões.

Assim sendo, se você busca diminuir o consumo do glúten ou apresenta reações danosas a ele, consumir a aveia livre dessa proteína pode ser uma boa escolha para o seu organismo.

Conhecendo melhor 4 benefícios da aveia sem glúten

1. Pois bem… ela não tem glúten!

Já que estamos falando dos benefícios da aveia sem glúten, impossível este não ser o primeiro tópico. Sim: abaixo você vai conferir todos os benefícios que a aveia pode promover no seu organismo. Porém, o primeiro item de destaque deste ingrediente é que, quando feito de maneira segura, livre de glúten, ele traz menos restrições e, como dito anteriormente, pode ser consumida por uma parcela maior da população.

Vale lembrar que, naturalmente, a aveia é um alimento livre de glúten. Porém, como a sua fabricação muitas vezes é cruzada com o trigo e seus derivados, ela pode passar a ter traços de glúten. Por isso, sempre que for consumir a aveia sem glúten, verifique se esta informação consta na embalagem.

Na Vitao nós garantimos essa segurança e passamos a oferecer a aveia sem glúten no nosso leque de produtos. Além disso, ressaltamos que, aqui, todos os produtos sem glúten também são feitos sem a adição de leite. Assim sendo, podem ser uma opção para quem não pode, não gosta ou opta por não consumi-lo.

2. Melhora o trânsito intestinal

Conforme citamos brevemente no início no texto, a aveia é rica em:

  • Fibras insolúveis, que dão mais consistência ao bolo fecal;
  • Fibras solúveis, que formam uma espécie de gel no intestino.

Isso significa que, quando consumida com uma boa quantidade de água, a aveia tende a fazer com que o bolo fecal se mova pelo trato digestivo de forma mais fluida e seja eliminado mais facilmente.

O resultado dessa ação? O favorecimento da digestão e a prevenção à constipação. Adeus prisão de ventre e sensação de mal-estar!

Ainda, como se não bastasse, todos os componentes nutritivos da aveia auxiliam a estimular a flora do intestino, o que tende a aumentar a imunidade do corpo.

3. Promove sensação de saciedade prolongada

Outro dos benefícios da aveia sem glúten é que ela pode ser uma aliada para quem está em busca de perder peso de maneira saudável e equilibrada.

benefícios da aveia sem glúten

Isso acontece porque a aveia é uma excelente fonte de carboidratos complexos. Na prática, isso significa que a sua digestão é, naturalmente, mais demorada. E isso faz com que a sensação de saciedade após o consumo dela seja prolongado.

Além disso, a aveia conta com cromo e triptofano. Essas duas substâncias estão relacionadas ao desejo de comer doces e, juntas, agem para diminuir essa vontade.

4. É prática, versátil e gostosa

Outro dos benefícios da aveia sem glúten é que é difícil você enjoar dela. Podendo ser encontrada em formato de flocos, farinha ou farelos, ela pode ser consumida de diversas formas e em várias receitas, sejam elas doces ou salgadas.

Ou seja, você pode optar por salpicar a aveia em cima da salada de frutas, deixando-a naturalmente mais nutritiva, ou utilizá-la no preparo de pães, tortas, bolos, muffins, entre outros. No nosso blog, temos uma sugestão de receita de panqueca integral de aveia que você pode adorar!

Conforme esse tópico sugere: ela é prática de fazer, versátil – afinal, você pode rechear da maneira que preferir, – e, é claro, muito gostosa!

E então… Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da aveia sem glúten?

Agora que você conheceu alguns dos principais benefícios da aveia sem glúten, também achamos relevante ressaltar que o cereal é um ótimo aliado na hora de produzir hormônios como a serotonina e a dopamina, que estão diretamente relacionados com a sensação de felicidade e bem-estar.

Ou seja, ao consumir a aveia, além de você estar fortalecendo a imunidade do seu organismo, fornecendo nutrientes poderosos para a sua saúde e alimentando-se de maneira saudável e saborosa… Também estará favorecendo o seu humor. Incrível, não é mesmo?

A nossa dica final é que, para que você faça um consumo adequado da aveia sem glúten e possa desfrutar de todos os seus benefícios, não hesite em procurar por um acompanhamento de um médico e/ou nutricionista. É este profissional que poderá indicar de maneira mais precisa as melhores maneiras de você consumir a aveia e, também, sugerir boas receitas para o seu dia a dia.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 0
    Seja o primeiro a curtir

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *