icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Cuide
5 benefícios da aveia para gestantes

Cuidar da alimentação é um hábito essencial em qualquer fase da vida, porém, existem momentos em que esse cuidado deve ser ainda mais intensificado. E, com certeza, um desses períodos é durante a gravidez.

O bom desenvolvimento do bebê e uma gestação mais tranquila estão muito relacionados com a boa alimentação da mãe. Neste cenário, conhecer ingredientes que ajudam a manter a nutrição da gestante em dia e, assim, tornam esse período mais leve, pode ser bem importante. E a aveia é um desses poderosos alimentos.

Para te mostrar isso, selecionamos alguns dos principais benefícios da aveia para gestantes que merecem ser conhecidos por todos. Confira, se surpreenda – e não perca mais tempo: aproveite para adicionar este poderoso cereal na sua rotina!

Conheça 5 benefícios da aveia para gestantes

Rica em fibras, amido, nutrientes, antioxidantes e proteínas, a aveia é um alimento funcional, sendo uma poderosa fonte de manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, cromo, zinco e vitamina B1.

Ela já foi associada com diversos benefícios para a saúde digestiva e do coração. Também, é considerada uma aliada na diminuição da prisão de ventre e no aumento da sensação de saciedade para o organismo, como você verá mais a seguir.

Dito tudo isso, podemos prosseguir pontuando alguns dos principais benefícios da aveia para gestantes. Acompanhe.

1. Ajuda a controlar o colesterol e os níveis de glicose

Dentre os seus componentes, a aveia é rica em uma fibra específica, chamada beta glucana. Essa fibra desempenha algumas ações positivas no organismo, sendo que uma delas é auxiliar a tornar a absorção da glicose mais lenta.

Essa ação é muito valiosa no controle dos níveis desse açúcar no sangue, já que a absorção mais lenta da glicose ajuda a prevenir o diabetes gestacional, mal que pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê.

Outra ação desempenhada pela beta glucana presente na aveia é capacidade de redução do colesterol LDL (conhecido como o “colesterol ruim”). Sua saúde agradece!

2. Ajuda a controlar o peso

Por ser rica em carboidratos complexos, a aveia tem uma digestão mais demorada, o que faz com que a sensação de saciedade seja prolongada. Também, ela conta com triptofano e cromo em sua composição, duas substâncias que estão diretamente ligadas ao desejo de comer doces e agem para inibir e minimizar essa vontade.

Além disso, as fibras beta glucanas presentes na aveia formam uma espécie de gel que “forra” o estômago, fazendo com que a sensação de saciedade seja ainda mais duradoura!

Assim, com todos esses componentes naturais poderosos, a gestante sente menos fome durante o dia, o que ajuda a controlar o peso no período da gravidez.

3. É extremamente versátil

Outro dos benefícios da aveia para gestantes é a sua versatilidade. Assim, como ela pode ser preparada de diversas formas e consumida em várias refeições, fica difícil de “enjoar” deste cereal tão completo. E, caso você enjoe de uma receita, é só testar uma nova!

A aveia pode ser encontrada em flocos, farinha ou farelos e pode ser consumida tanto no café da manhã, quanto no almoço, lanche da tarde e janta – sempre conforme uma orientação médica e/ou do seu nutricionista, é claro.

Algumas das formas as quais ela costuma fazer bastante sucesso na alimentação são:

  • Em forma de mingau quente. Basta ferver os flocos da aveia em água ou leite por cinco minutos e, após, adicionar especiarias e/ou adoçantes para dar mais sabor;
  • Polvilhada em cima de saladas – seja de folhas ou de frutas – e/ou iogurtes;
  • No preparo de pães, panquecas, massas, biscoitos, entre outros;
  • Batida junto ao suco, proporcionando uma bebida refrescante e nutritiva.

Entre outros. Basta usar a criatividade.

Potencializando ainda mais essa versatilidade, você sabia que pode encontrar a aveia vegana e, até mesmo, livre de glúten?

Novidade no portfólio de produtos da Vitao, a aveia sem glúten pode ser uma excelente alternativa para as gestantes celíacas ou até mesmo para aquelas que simplesmente evitam o consumo do glúten.

4. Fortalece a imunidade

Reforçando os benefícios da aveia para gestantes, outra ação dela no organismo é o fortalecimento do sistema imunológico do organismo como um todo e, principalmente, do intestino.

Durante a gestação, pode ocorrer uma diminuição natural do funcionamento do sistema imunológico da mãe, o que deixa o corpo mais suscetível a inflamações e infecções. Para prevenir essa questão, é importante manter uma rotina saudável e apostar em alimentos que possam potencializar a imunidade, como é o caso da aveia.

Reduzindo os processos inflamatórios recorrentes, os componentes da aveia minimizam os possíveis problemas que acometem o trato intestinal, diminuindo a chance da instalação de vírus, bactérias e fungos no intestino. E, falando em intestino, vamos ao próximo tópico…

5. Previne a constipação

A aveia estimula a flora do intestino. Esse é um dos fatores que auxilia tanto a aumentar a imunidade do corpo (conforme citado anteriormente), como também prevenir a prisão de ventre, um sintoma comum durante a gravidez.

Por ser rica em:

  • Fibras solúveis, que formam uma espécie de gel no intestino;
  • Fibras insolúveis, que oferecem mais consistência ao bolo fecal

A aveia favorece o trânsito intestinal, evitando as temidas constipações durante o período da gravidez.

Agora você já conhece 5 dos grandes benefícios da aveia para gestantes!

Compreendeu um pouco mais sobre os bons motivos de incluir a aveia na alimentação das gestantes? Vale ressaltar que, além de todos esses benefícios já citados, o cereal também ajuda na produção de hormônios que estão relacionados ao bem-estar, como a dopamina e a serotonina.

Para finalizar, já falamos anteriormente, mas vale sempre ressaltar que: principalmente durante a gravidez, a sua alimentação deve ser sempre supervisionada por um médico e/ou nutricionista. São esses profissionais que conhecem o seu histórico clínicos e podem sugerir as melhores opções para que a sua gestação seja mais tranquila e segura.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 5
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *