Uma combinação perfeita de cereais, grãos integrais, oleaginosas, frutas secas e, em alguns casos, até mesmo mel ou outros adoçantes. Estamos falando dela: a granola. Fonte de fibras e ideal para dar mais energia ao corpo, ela pode ser um excelente alimento para compor um cardápio diário saudável. Mas afinal, quais são os principais benefícios da granola para o organismo? E como fazer para acrescentá-la na rotina?
É isso – e muito mais! – que você vai conferir neste texto. Já prepare-se para ficar com água na boca!
Primeiramente, é essencial compreender que a granola é extremamente versátil e pode ter diversos ingredientes em sua composição. Por exemplo:
Assim sendo, os nutrientes que ela oferece para o organismo mudam conforme a sua composição. Entretanto, é seguro dizer que a granola é riquíssima em fibras e costuma oferecer uma boa dose de ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio, bem como vitaminas B1, B2, B3, B6, B7.
Ou seja, um dos principais benefícios da granola para o organismo é que, em poucas colheradas, é possível obter uma enorme quantidade de fibras e nutrientes variados para o organismo.
Esses nutrientes são essenciais para manter o bom funcionamento do corpo, promovendo mais energia e disposição para a rotina.
Conforme citamos acima, a granola é riquíssima em fibras. E isso, por si só, faz com que ela seja uma excelente aliada para o sistema digestivo. Sempre, é claro, quando consumida com uma boa quantidade de água durante o dia.
A combinação de cereais integrais, grãos, sementes, oleaginosas e frutas desidratadas, além de ser extremamente saborosa, é ideal para ajudar a prevenir e a combater a prisão de ventre.
Além disso, a granola também atua na manutenção das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal, favorecendo ainda mais a eliminação de resíduos tóxicos e mantendo a saúde do intestino mais forte.
A granola não é exatamente um alimento com baixo valor calórico. Porém, quando consumida de forma equilibrada, pode favorecer a perda de peso. Mas… Como isso acontece? Pois bem:
A granola é rica em fibras solúveis. Estas fibras absorvem água, que formam uma espécie de gel e se expandem quando chegam ao estômago. Todo esse processo digestivo faz com que a sensação de saciedade seja prolongada ao longo do dia, afinal, é retardado o esvaziamento gástrico.
O resultado? São evitadas aquelas “beliscadas” entre refeições e isso pode favorecer a perda de peso saudável e equilibrada.
Outro dos principais benefícios da granola para o organismo é que ela pode atuar na proteção da saúde como um todo. Seus nutrientes e componentes diversos desempenham função importante na prevenção de:
Além de ajudar a prevenir essas condições, o consumo regular de granola pode ser favorável para evitar a diabetes e, também, doenças que afetam o sistema nervoso.
Assim como os nutrientes presentes na granola fazem maravilhas na parte “interna” do nosso organismo, eles também refletem no nosso exterior.
Dessa forma, as fibras, vitaminas, proteínas, minerais, compostos antioxidantes e demais elementos desse alimento podem ajudar na:
Sabemos que esse não é exatamente um dos “benefícios da granola para o organismo”. Ainda assim, é um tópico que merece destaque. Afinal…
Ser versátil e poder ser acrescentada em diversas receitas e refeições é uma grande vantagem da granola. Isso porque basta acrescentar poucas colheradas do alimento que ela torna a refeição mais completa, saborosa e nutritiva.
Isso tudo, é claro, sem falar da “crocância”, que é ideal para substituir a vontade de comer snacks industrializados – e menos saudáveis.
Como você pôde ver, a granola é altamente versátil e pode trazer vários benefícios para o seu organismo. Porém, se você tem dúvidas sobre como acrescentá-la no seu cardápio, anote nossas dicas:
Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da granola para o organismo? Já possui o hábito de consumir este alimento?
Se estiver em busca de uma inspiração para um próximo lanche saudável, aproveite para ver nossa deliciosa receita de Bolo de Granola delicie-se!