Uma alimentação saudável começa com a primeira refeição.
Desde a hora que vamos dormir até a hora que acordamos há um longo período em jejum. É neste momento em que os hormônios trabalham no nosso corpo digerindo tudo o que comemos na noite anterior. Há também a queima de glicose e de glicogênio, reação que ocorre para gerar energia e manter o organismo funcionando, como circulação e respiração. Ao despertar os níveis de glicose estão muito baixos e precisam ser repostos. Esta reposição é feita por meio da alimentação. Um bom café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono, para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas.
Benefícios do café da manhã
Começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária.
Fome gera distração e dificulta na realização das tarefas, como assistir uma aula, se concentrar na reunião, dirigir e muito mais. Um bom desjejum é o primeiro passo para proporcionar energia para o cérebro e manter a concentração.
Quem não toma café da manhã corre o risco de ter indisposição e cansaço para o resto do dia, podendo até causar mau humor e desmotivação.
Durante a noite, o nosso metabolismo age bem devagar. Por isto é necessário se alimentar logo quando acordar, para acelerar o metabolismo e regular o funcionamento do organismo.
Quando se toma o desjejum você vai sentir menos fome na hora do almoço e consumir porções menores e, consequentemente, menos calorias.
Recusar o café da manhã estimula a produção de LDL (colesterol ruim). Isto acontece porque você não acelera o metabolismo quando acorda, fazendo com que a gordura acumule nas artérias.
Apesar das várias funções e vantagens que o desjejum fornece ao nosso organismo, uma pesquisa divulgada pela Nestlé mostra que 17% das 207 mães pesquisadas afirmaram que seus filhos não fazem esta refeição todos os dias. A principal causa apontada é a falta de tempo, sendo 59% das respostas. Ainda no estudo, 83% das participantes disseram que nunca abrem mão de tomar café da manhã, sendo que metade disse que as crianças comem sempre os mesmos alimentos.
Horário adequado
Para se ter todas as vantagens o horário em que tomamos o café da manhã é essencial. O ideal é comer até, no máximo, uma hora após acordar. Quanto mais tempos nos mantermos em jejum, mais fome vamos sentir e teremos muito mais chance de exagerar.
Grupos alimentares para o café da manhã
Um desjejum nutritivo e equilibrado é composto por três grupos alimentares fundamentais:
Sugestões para um café da manhã saudável
Receitas saudáveis e práticas para o café da manhã
Para ajudar você a não perder tempo e se alimentar bem, separamos algumas receitas rápidas, práticas e cheias de saúde. Confira:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Fonte: Tua Saúde
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Fonte: Tua Saúde
Ingredientes
Modo de preparo
Dicas
Fonte: Blog da Mimis
Percebeu como o café da manhã é essencial para a sua alimentação? Confira em nossa loja online diversas opções para deixar o seu desjejum saudável e práticos.