icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Coma
  • Cuide
Castanha do Pará: saiba todos os benefícios para sua saúde

Você tem o hábito de consumir castanhas do Pará na sua rotina? Se ainda não tem… É hora de conferir o nosso texto e saber melhor quais são os principais benefícios da castanha do Pará para a saúde e surpreender-se com eles.

A castanha-do-Pará, ou castanha do Brasil, é um fruto da “Bertholletia”, uma árvore típica da Amazônia. Além de ser altamente nutritiva, ela é riquíssima em substâncias antioxidantes, em especial o selênio. Também, pode ajudar a melhorar o  trânsito intestinal e a fazer a reposição de energia para o organismo. Mas vai muito além disso! Inclusive… Quer saber mais sobre quais são os benefícios da castanha do Pará para a saúde?

Então acompanhe o nosso texto e prepare-se para consumir a sua porção diária desta poderosa oleaginosa.

Conhecendo 7 benefícios da castanha do Pará para a saúde

1. Tem poderosa ação antioxidante, promovendo pele, unhas e cabelos mais saudáveis

Mais abaixo falaremos dos benefícios da castanha do Pará diretamente relacionados com a saúde em si, como a prevenção de doenças e a capacidade de auxiliar na reparação muscular.

Entretanto, o consumo dessa oleaginosa riquíssima em selênio, zinco, ômega 3 e em vitaminas A, B e E, também pode ser importante para evitar o envelhecimento precoce, garantindo um aspecto mais saudável para a pele, unhas e cabelo.

Isso acontece porque principalmente as vitaminas A e E presentes na castanha estimulam a produção de colágeno no corpo. O colágeno é um componente importante para dar mais firmeza e suavidade à pele. Ainda, o fruto também favorece a cicatrização da pele e atua na prevenção da formação das rugas e da acne.

Ademais, os outros nutrientes citados acima atuam no fortalecimento capilar, evitando a sua queda, e na conquista de unhas mais saudáveis.

Ou seja: além de trazer benefícios para a saúde, o consumo adequado da castanha do Pará também pode ser observado na aparência.

2. Fortalece a saúde cardiovascular

Como já falamos anteriormente, a castanha do Pará é rica em antioxidantes, selênio e vitamina E, certo? Juntos, esses compostos atuam na diminuição do colesterol ruim, na redução da pressão arterial e dos triglicerídeos. Consequentemente, a castanha pode auxiliar a diminuir o risco de problemas como o infarto ou a aterosclerose.

Ainda, o ômega-3, as gorduras boas, as fibras, o magnésio, a arginina e o resveratrol presentes no fruto favorecem a circulação sanguínea no organismo. Dessa forma, ajudam a evitar a trombose e demais problemas relacionados com a má circulação.

3. Favorece a saúde cerebral

Dentre os benefícios da castanha do Pará para a saúde, vale a pena ressaltar que ela pode auxiliar nas funções cognitivas do cérebro. Com isso, pode ajudar a prevenir doenças como o mal de Parkinson, Alzheimer e a demência senil.

Como se não bastasse, o consumo frequente da Castanha do Pará pode, inclusive, auxiliar a melhorar o humor. Isso acontece porque a depressão, por exemplo, pode estar associada com baixos níveis de selênio e zinco. E esses componentes estão presentes de forma demasiada na castanha.

4. Repara o tecido muscular

Para quem está em busca de uma melhor reparação, recuperação e crescimento muscular, o consumo de castanha do Pará pode ser uma ótima saúde. Fonte de proteínas e gorduras boas, o fruto atua na produção de testosterona, o que auxilia no aumento da massa muscular e pode trazer bons resultados para o corpo.

5. Pode ajudar a prevenir o câncer

Reforçando os benefícios da castanha do Pará para a saúde, pode-se ressaltar que o fruto tem a possibilidade de ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Dentre eles, os de mama, próstata, pulmão e cólon.

Por ter poderosas propriedades antioxidantes, a castanha do Pará evita os danos causados pelos radicais livres nas células, deixando-as mais protegidas.

6. Fortalece a imunidade do organismo

Além de auxiliar na prevenção do câncer, o consumo adequado da castanha do Pará pode prevenir outros problemas de saúde mais comuns, como a gripe e o resfriado.

Isso acontece porque seus componentes – como o selênio, o zinco, a vitamina E e os antioxidantes, – atuam na diminuição das inflamações e protegem contra infecções que podem acometer o sistema imunológico do corpo.

7. Ajuda no trânsito intestinal

Por ser rica em fibras, a castanha do Pará auxilia no melhor funcionamento do sistema digestivo, favorecendo o trânsito intestinal. Para isso, é claro, é muito importante consumi-la com uma boa quantidade de água durante o dia.

Saborosa e aumentando a sensação de saciedade por mais tempo, a oleaginosa é ideal para ajudar a prevenir e a combater a prisão de ventre

Qual é a recomendação diária para o consumo da castanha do Pará?

Não existe uma fórmula exata, afinal, tudo depende de onde vem o fruto. Isso porque no Brasil, por exemplo, as castanhas da região Norte possuem mais selênio e as do Sudeste contam com menos deste nutriente.

Assim sendo, há desde castanhas com 50 microgramas de selênio até unidades com 1000 microgramas!

Geralmente, a recomendação diária de selênio para adultos é de 55 microgramas e a ingestão máxima tolerável, sem causar reações adversas, é de 400 microgramas diários.

Além do selênio, é comum que em apenas duas unidades de castanha do Pará seja possível obter, em porcentagens de consumo recomendado para um dia:

  • 25% de magnésio;
  • 18% de fósforo;
  • 9% de vitamina B1;
  • 10% de zinco.

Como consumir a castanha do pará no dia a dia?

Você pode optar por comer o fruto puro, como um “snack”, entre as refeições. Também, pode consumí-lo acompanhando sobremesas ou acrescentar em receitas diversas de farofa, pães, bolos, tortas e muito mais.

Ainda, se você busca por uma opção mais prática, cômoda e saborosa para adicionar a castanha do pará no seu cardápio, que tal conhecer os nossos Cookies Integrais de Castanha do Pará?

Ideais para compor o seu café da manhã, lanche da tarde ou sempre que bater aquela fome entre as refeições, eles são zero açúcar, ricos em fibras e possuem baixo teor de gordura saturadas.

Assim, você aproveita para garantir os benefícios da castanha do Pará para a saúde ao mesmo tempo em que se delicia com os nossos cookies!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *