icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Coma
  • Cuide
Ceia de natal sem glúten e sem lactose é possível

O fim do ano está chegando e, com ele, as comemorações de Natal e Ano Novo. Essas celebrações, que são aguardadas por muitos durante meses, são ideais para reunir os entes queridos, trocar presentes, celebrar o novo ciclo que está chegando e, é claro, fazer grandes banquetes. Porém, como ficam as pessoas que possuem alguma intolerância alimentar? É possível montar uma ceia de natal sem glúten e sem lactose?

Aqui, vamos te mostrar que sim, é possível fazer uma ceia natalina deliciosa, que não deve nada para as “tradicionais”, mas que é é feita apenas com ingredientes alternativos. Ou seja, alimentos que não causam desconforto ou demais problemas para quem sofre com essas formas de alergias ou restrições alimentares.

Ficou curioso? Então continue acompanhando o nosso texto e inspire-se para criar a sua ceia de natal sem glúten e sem lactose.

Como substituir o glúten e a lactose?

Existem dois grandes passos que podem ser seguidos para quem está em busca de fazer uma ceia de natal sem glúten e sem lactose. Estamos falando de:

  1. Escolher alimentos que sejam naturalmente livres desses componentes e que façam parte do cardápio natalino. Como, por exemplo, as frutas desidratadas e as carnes (como o clássico peru de natal). Esses alimentos podem ser consumidos livremente por quem possui esses tipos de intolerância.
  2. Escolher ingredientes e alimentos alternativos, que substituam os tradicionais. Aqui, estamos falando da troca do leite de vaca por leite vegetal, por exemplo. Também, é o caso de optar por pães/panetones e demais produtos que tradicionalmente são feitos com farinha – ou seja, possuem glúten – mas que, também pode ser encontrados (ou feitos em casa!) com ingredientes que substituem os tradicionais.

Vale ressaltar que hoje já existe no mercado uma grande variedade de produtos livres de glúten e de lactose e que não deixam nada a desejar no sabor. Apostando nesses ingredientes e utilizando a criatividade – ou então, seguindo boas receitas, – é mais do que possível fazer uma ceia de natal sem glúten e sem lactose.

Como fazer uma ceia de natal sem glúten e sem lactose?

No nosso blog, já falamos de maneira mais abrangente sobre bons alimentos para quem é intolerante ao glúten e, também, sobre os cuidados que precisam ser tomados por quem tem alergia ao leite e/ou intolerância à lactose.

4 sugestões de receitas para sua ceia de natal sem glúten e sem lactose

1. Entrada: bruschettas variadas

Uma excelente dica para você fazer na sua ceia de natal sem glúten e sem lactose é apostar nas bruschettas como prato de entrada. Aqui, atenção para:

  • Comprar um pão que seja preparado sem glúten ou, então, caso esteja inspirado, fazer o seu próprio pão sem esse componente! No nosso blog, já ensinamos uma receita de Pão sem glúten funcional (para intolerantes ao glúten) e, também, uma de Pão integral sem leite e sem ovos, (para intolerantes a lactose). Esses pães podem ser a base para a sua bruschetta.

Os recheios/coberturas das bruschettas podem ser variados, o que permite que você faça mais de um sabor.

Os mais tradicionais, que contam com tomate picado, manjericão e azeite de oliva costumam fazer bastante sucesso. Ainda, é possível incrementá-los com tofú, alho picado, azeitonas e outros temperos.

Porém, também é possível inovar no sabor e apostar em outros ingredientes, como cogumelos, presunto cru com rúcula, sardinha, bacalhau, presunto parma com pera, bacon e mel e muito mais! Basta usar a criatividade e você terá uma ótima opção de entrada para compor a sua ceia de natal sem glúten e sem lactose.

2. Prato principal: o tradicional peru de Natal recheado

Pois bem, o peru, por si só, já é um alimento livre de glúten e de lactose, certo? Porém, às vezes o seu recheio conta com ingredientes que podem conter esses componentes. Assim sendo, a nossa dica para você acertar ao fazer esse prato e não ter o risco de ele causar desconforto para pessoas intolerantes é:

  • Substitua a margarina ou a manteiga comuns pela versão sem lactose;
  • Para rechear o peru, opte por uma farinha que seja livre de glúten como, por exemplo, a farinha de mandioca.

De resto, a receita permanece a mesma!

3. Mais um prato principal – Bacalhoada

Sim, é mais do que possível fazer uma bacalhoada para complementar a sua ceia de natal sem glúten e sem lactose.

Tendo como base o bacalhau, tomate, cebolas, batatas, pimentão, ovos cozidos, azeitona e muito azeite de oliva, você tem um prato saboroso, que não deve nada para uma refeição com glúten e lactose. É só organizar a forma, deixar assar por cerca de 30 minutos e se deliciar!

Para acompanhar, que tal um arroz branco com mix de castanhas?

Para finalizar as nossas dicas de receitas para a sua ceia de natal sem glúten e sem lactose, não poderíamos esquecer das sobremesas, certo?

Lá no início do texto comentamos que as frutas desidratadas, que fazem bastante sucesso nessa época do ano, podem ser consumidas sem medo por quem é intolerante à lactose ou ao glúten. Porém, as opções de sobremesas não param por aí. Assim sendo, algumas sugestões de pratos para adocicar o seu dia são:

  • Pudim sem leite – trocando o leite tradicional pelo leite de coco. Para essa receita, você vai precisar de 6 ovos, 400 ml de leite de coco, 1 ½ xícara de açúcar comum, 1 pitada  de sal, 1 xícara de açúcar mascavo, ¼ xícara de água quente e 2 colheres (sopa) de amido de milho.
  • Rabanada adaptada – para a sua rabanada adaptada, sem glúten e sem lactose, a dica é você optar por pães sem glúten. 

Viu só como é possível fazer a sua ceia de natal sem glúten e sem lactose?

Aqui nós demos apenas algumas dicas e sugestões para te mostrar que você pode montar a sua ceia com alimentos livres de glúten e de lactose sem dificuldades.

Também, lembre-se de incluir saladas e legumes variados, assim como oleaginosas, frutas e proteínas mais magras na sua ceia. Esses ingredientes, além de manterem o jantar livre de glúten e de lactose, também podem deixá-lo mais saudável.

Por fim, quer se inspirar, conhecer mais receitas deliciosas e dicas sobre pratos natalinos? Então confira a nossa seleção de materiais sobre o assunto e crie uma ceia de natal inesquecível!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 3
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *