icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
chocolate saudável
  • Coma
  • Cuide
Chocolate pode ser saudável?

Quem disse que não existe chocolate saudável errou, e errou feio! Porém, é claro que existem boas dicas para você saber como escolher o seu.

Além disso, você já deve saber que nada em excesso faz bem para a saúde, certo? Sendo assim, mesmo que você opte pelo chocolate mais saudável possível, é sempre importante consumi-lo em pequenas porções. Com isso, você mata a vontade aos poucos, evita o excesso de consumo do doce e, ainda, aproveita a sensação de bem-estar e recompensa promovida pelo chocolate.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa iguaria deliciosa e te mostrar o que você pode fazer para escolher o chocolate mais saudável para você, preparamos algumas boas dicas.

Acompanhe e veja como você pode manter a sua dieta na linha e, ainda assim, aproveitar para comer um docinho.

Cacau, um superalimento (ou super-food)

Pois bem, você sabe que o chocolate é produzido a partir do cacau, certo? Então, o cacau é um fruto que conta, em seu interior, com grãos (ou amêndoas).

chocolate saudável

Para produzir o chocolate, esses grãos passam por um processo de fermentação, secagem,  torragem e, após, são quebrados e retirados da casca do cacau. O resquício que permanece no fruto após esse processo é o chamado nib de cacau, e é a partir dele que é feito o chocolate.

Os nibs de cacau são riquíssimos em vitaminas, minerais e flavonóides. Eles desempenham ação antioxidante no organismo, atuando na prevenção do envelhecimento e de doenças. Além disso, possuem características anti-inflamatórias, cardioprotetoras, fortalecem a imunidade e podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Bom demais, não é mesmo? Porém…

Apesar destes nutrientes e características positivas, é importante ressaltar que 50% da composição dos nibs é feita de manteiga de cacau, uma gordura saturada e a grande responsável por tornar o chocolate um alimento que “derrete na boca”.

Assim, da mesma forma que a manteiga de cacau deixa o chocolate macio e muito palatável, ela também é uma gordura, o que significa que ela é bastante calórica.

Mas… Por que estamos te falando tudo isso sobre a composição do cacau? Simples: para você saber melhor sobre qual é a base do seu chocolate e, mais do que isso, ter uma maior capacidade de fazer boas escolhas quando for optar pelo seu doce.

Acreditamos que é muito importante você ter esse conhecimento e saber que, sim, é possível incluir o chocolate em uma dieta saudável. Porém, para isso, é essencial fazer boas escolhas. E é isso que vamos te orientar nos próximos tópicos.

Mas afinal… O que torna um chocolate saudável para você?

Primeiramente, é muito importante sempre pensar que: o que é saudável para mim, nem sempre é o mesmo para você. Por exemplo, se uma pessoa é intolerante à lactose, um chocolate saudável para ela, deve ser, obrigatoriamente, sem lactose, correto?

O mesmo vale para pessoas que são diabéticas, intolerantes à glúten, veganas, alérgicas à algum componente do chocolate, entre outros. Por isso, mesmo que existam boas dicas “gerais” para saber como escolher a melhor opção de chocolate saudável, é muito importante levar em consideração essas particularidades que envolvem a alimentação e a saúde de cada pessoa.

Dito isto, é hora de saber como escolher um bom chocolate saudável para a sua rotina.

Como escolher um bom chocolate saudável?

Após levar em consideração as restrições alimentares citadas acima, na hora de escolher o seu chocolate saudável, atente-se ao rótulo, verificando os ingredientes que compõem o doce e a sua tabela nutricional.

chocolate saudável

Lembre-se que o primeiro ingrediente da lista é o que aparece em maior quantidade na composição do chocolate o último em menor. Ou seja, é bom evitar aqueles chocolates que possuem como primeiro ingrediente o “açúcar”, entende?

Além disso, se possível, busque por chocolates que:

  • Tenham a menor quantidade de ingredientes possível.
  • Apresentem um teor de cacau mais alto, se possível acima de 50% ou 70%
  • Sejam compostos por ingredientes naturais
  • Sejam adoçados com adoçantes mais naturais/sem açúcar
  • Sejam livres de “gorduras trans”
  • Tenham como primeiro ingrediente na lista de ingredientes “cacau” ou “massa de cacau”
  • Apresentem um teor de gordura baixo.

Apesar de todas essas dicas para direcionar a sua escolha na hora de comprar um chocolate saudável, vale sempre ressaltar que o ideal é seguir orientações do seu médico ou nutricionista. Esse profissional poderá indicar qual é o melhor chocolate saudável para compor a sua dieta sem prejudicá-la.

Como o chocolate pode ser saudável?

Agora você já sabe boas dicas para escolher o melhor chocolate saudável para você. Também, conhece algumas das propriedades e composições que tornam o cacau um superalimento.

Mas como que, efetivamente, o consumo de chocolate pode ser considerado saudável para a sua rotina? Pois bem. Dentre suas ações no organismo, o chocolate favorece:

  • A sensação de prazer, bem-estar e relaxamento. O chocolate conta com magnésio e triptofano em sua composição e, juntos, eles agem na produção de serotonina no seu organismo. A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar. Por isso, ao comer chocolate, é muito comum sentir-se bem.
  • A sensação de estar com mais energia no corpo. Sim, o chocolate relaxa e, ao mesmo tempo, dá energia para o seu organismo. A teobromina, presente no chocolate, tem uma ação parecida com a da cafeína. Ou seja: é estimulante. Assim, o chocolate pode aumentar a concentração, o foco e o pique, mantendo a energia em um nível mais alto.
  • A saúde do coração e o fluxo arterial. Auxilia a melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo devido aos seus potentes antioxidantes. Também, produz óxido nítrico, um gás que permite relaxar as artérias, diminuindo a pressão arterial.

Quer saber mais sobre os benefícios do chocolate? Então confira essa matéria que preparamos sobre esse assunto e aprofunde-se no assunto.

Ah, e ficou com água na boca e com vontade de comer um docinho saudável e delicioso? Na Vitao você encontra diversas opções de chocolates saudáveis para adoçar o seu dia. Qual é o seu preferido?

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa curtiu

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *