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Como Se Livrar Do Sedentarismo E Ter Uma Vida Mais Saudável

São muitos os perigos que o sedentarismo pode trazer a sua vida, certo? Para mudar este hábito e viver de forma mais saudável, separamos os primeiros passos para deixar de ser sedentário. Vamos conhecer?

1. Avalie a sua capacidade física

O primeiro passo para sair do sedentarismo é passar por uma avaliação da sua capacidade física. Com um educador físico, faça um teste de flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal. Além de ter uma noção como o seu corpo está respondendo, você consegue medir o progresso do exercício.

 

Agora, se você é sedentário e tem mais de 40 anos ou faça parte de algum fator de risco, como sobrepeso e hipertensão, é fundamental se consultar com um médico antes de começar qualquer atividade física. O profissional vai traçar o perfil da pessoa e definir se ela pode fazer exercícios mais intensos ou se deve optar pelos moderados. Normalmente, os testes feitos para este grupo são: exame cardiopulmonar, que mede a aptidão cardiorrespiratória e o ergométrico, que avalia como o coração se porta em situação de estresse.

2. Estabeleça metas realistas

É motivador ter objetivos ao começar praticar exercício físico. Mas cuidado, elas precisam ser realistas ou você corre o risco de se decepcionar. Por exemplo, dificilmente você vai conseguir perder 10 quilos em dois meses. O ideal é você estabelecer metas, junto com o auxílio de um educador físico, para curto prazo (um a três meses), médio prazo (quatro a seis meses) e longo prazo (um a dois anos).

 

3. Escolha uma atividade que você goste

Um dos primeiros pensamentos que passam na cabeça de alguém que quer deixar o sedentarismo é “preciso me matricular em uma academia”. A verdade é que você pode não se adaptar aos exercícios oferecidos pelo estabelecimento e acabar desmotivado. Por isso, tire um tempo para treinar diversas modalidades até encontrar aquela que mais lhe agrada. Escolher uma atividade que você tenha em prazer em praticar é fundamental para não desistir dos seus objetivos.

 

4. Comece devagar

Se você não está acostumado com a prática de exercício físico, é fundamental que comece aos poucos, com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Variar as modalidades também é uma boa pedida. Assim, além de trabalhar todos os músculos do corpo, você não enjoa e sente mais disposição.

 

5. Persista

É normal sentir desânimo em praticar atividade física, especialmente nas primeiras semanas. Mudar um hábito não é uma tarefa fácil, é necessário investir nela e reforçar o comportamento.

 

Deu para entender a importância de sair do sedentarismo? Você já pratica algum exercício? Conte para a gente nos comentários. Para completar a sua vida saudável, invista também em uma alimentação equilibrada. Em nosso site, além de produtos nutritivos e práticos, você também encontra algumas dicas para viver com saúde.

 

 

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02 Comentários

  1. Fernando Avila

    abril 25, 2019
    Parabéns adorei as informações aqui apresentadas grato por estes conhecimentos
  2. Raimunda Nonata Nogueira Ribeiro

    agosto 12, 2018
    Gostei muito de todas informações são necessárias p conviver com saúde e manutenção da imunidade p não se alimentar c elementos nocivos p nosso bem estar.