São tantos tipos de açúcares que fica difícil saber quais as diferenças entre eles. A verdade é que eles são completamente diferentes um do outro, em gosto, cor e composição nutricional.
Regra básica para entender melhor: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui. Por outro lado, a cor branca significa que o alimento recebeu muitos aditivos químicos e perdeu boa parte dos nutrientes.
Exemplo rapidinho: em 100 gramas do açúcar mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Na mesma quantidade do açúcar branco existe, no máximo, 2 miligramas de cada um desses nutrientes.
Tipos de açúcar
- Cristal: entre os açúcares brancos é o que passa por menos processos. É a partir dele que são obtidos outros tipos de açúcar, como o refinado e o de confeiteiro. Ele possui grãos maiores e mais transparentes, o que o torna difícil de ser dissolvido em líquidos. O açúcar cristal perde, em torno, de 90% dos seus sais minerais no processo de refinamento.
- Refinado: o açúcar mais popular é feito a partir da diluição do açúcar cristal. A calda obtida passa por outros diversos processos até chegar ao peneiramento. A porção mais fina é separada para o açúcar de confeiteiro. O restante é o conhecido açúcar refinado. Como esse alimento passa por diversos processos industriais, ele acaba perdendo todo o seu valor nutricional, sendo considerado uma caloria vazia.
- De confeiteiro: com grãos mais finos do que o refinado, esse tipo de açúcar pode conter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar uma maior leveza. Por ser muito fino, esse açúcar é ideal para fazer dar um toque especial nos pães e doces após o seu preparo. É muito usado, também, para o preparo de coberturas. Você pode fazer o seu próprio açúcar de confeiteiro, moendo o refinado em um processador.
- Mascavo: com uma cor de caramelo e sabor de rapadura, o açúcar mascavo é obtido através do cozimento da cana de açúcar e não passa pelo processo de refinamento. Isso garante a conservação de seus valores nutricionais. Embora em números de calorias não haja muita diferença, esse tipo de açúcar é considerado um dos mais saudáveis.
- Orgânico: a cana usada na fabricação deste tipo de açúcar foi cultivada sem agrotóxicos ou qualquer outro produto químico. O açúcar orgânico conserva a maioria de suas vitaminas e minerais. Então, seu benefício é duplo: ausência de aditivos químicos + valor nutricional. Possui grãos mais grossos e de cor escura.
- Demerara: é muito parecido nutricionalmente com o açúcar mascavo, pois mantém as vitaminas e minerais da cana de açúcar. Possui grão de cor marrom claro e não altera o sabor dos alimentos. Esse tipo de açúcar é muito usado em receita de doces sofisticados.
- Adoçantes artificiais: foram criados especialmente para os pacientes diabéticos. Apesar de ser zero caloria, esse alimento possui diversos aditivos químicos.
- Frutose: o nome desse tipo já dá uma dica de onde ele é encontrado: em frutas (e no milho também). Você também pode encontrar esse tipo de açúcar em cereais, vegetais e até no mel. Quando sofre processo de industrialização, perde boa parte de seus valores nutricionais. Por dar um sabor muito mais doce, a frutose é utilizada na produção de doces industrializados.
Como substituir o açúcar refinado pelo mascavo?
Para quem está procurando uma vida mais saudável, o açúcar mascavo é uma das melhores escolhas, por ser infinitamente mais nutritivo do que o refinado. A substituição deve ocorrer de forma lenta e gradual, pois o açúcar mascavo possui um gosto um pouco diferente do refinado.
Comece trocando o açúcar branco no cafézinho de toda manhã e testando algumas receitas com o açúcar mascavo no lugar.
*Preste atenção: apesar de ser mais nutritivo, o mascavo é calórico e deve ser consumido com moderação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado que o seu consumo permaneça em até 10% das calorias diárias.
Receita – Cookie Americano Tradicional (Com açúcar mascavo)
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de manteiga ghee
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha;
- 1 ovo levemente batido;
- 2 colheres (sopa) de leite;
- 200 gr de farinha de trigo (aprox.2 xícaras e meia);
- 90 gr de açúcar mascavo Vitao;
- 170 gr de chocolate meio amargo Vitao picado ou gotas de chocolate meio amargo;
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
- Papel manteiga.
Como fazer:
- Em uma vasilha misture bem a manteiga, o ovo e o açúcar mascavo;
- Acrescente a essência de baunilha;
- Acrescente aos poucos a farinha de trigo peneirada e o leite e ao final junte o chocolate e o fermento em pó;
- Modele os cookies com o tamanho que desejar (geralmente eles possuem o tamanho de 4 dedos, redondos ou levemente achatados) e coloque-os numa forma forrada com papel manteiga;
- Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos;
- Retire do forno e reserve até esfriar.
As várias opções de açúcares podem deixar a gente meio confuso, não é mesmo? Porém, agora você tem todas as informações necessárias para escolher qual o tipo se encaixa melhor no seu hábito e estilo de vida.
Para tornar a sua vida mais saudável e doce, a Vitao Alimentos traz para você o açúcar mascavo. Acesse nosso site e cuide do seu corpo sem sair de casa.