Antes de aprendermos as principais diferenças entre o vegetarianismo e veganismo, precisamos conhecer o que é cada um desses hábitos.
Esse regime alimentar remove do cardápio todos os tipos de carne, e sim, isso inclui também os frutos do mar, como peixes, camarões, entre outros. Contudo, existem algumas variações dentro do vegetarianismo. Saiba mais abaixo:
Ovolactovegetarianismo: nesta dieta, o consumo de outros produtos de origem animal, leite e seus derivados são liberados. Aqui, só é proibido comer qualquer tipo de carne.
Lactovegetarianismo: entre os produtos liberados estão os de origem animal, leite e seus derivados. Tradicional na Índia, essa dieta proíbe o consumo de carnes e ovo.
Ovovegetarianismo: cardápio feito apenas com alimentos de origem vegetal e ovos, excluindo os produtos lácteos e seus derivados e de carne.
Vegetarianismo semi estrito: dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, liberando somente o mel.
Vegetarianismo estrito: esse regime proíbe todos os produtos de origem animal. Quem faz parte dessa dieta não consome qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel e outros.
A principal dica é procurar ajuda de um profissional da área de nutrição. É o nutricionista quem vai indicar a você a melhor forma de substituir a proteína na alimentação. A chave de qualquer boa alimentação é o conhecimento e a variedade. Pesquise algumas receitas vegetarianas e teste em casa para saber se você vai conseguir implementar esse cardápio no seu dia a dia.
Boa parte da base da alimentação vegetariana (frutas, legumes, hortaliças e cereais) são mais em conta do que carnes ou frutos do mar. Tofu e leites vegetais são um pouco mais caros do que os produtos “originais”. Contudo, você pode preparar esses tipos de alimentos em casa, de forma prática e econômica.
Enquanto o vegetarianismo é apenas uma dieta alimentar, o veganismo é uma filosofia de vida que luta ativamente pelos direitos dos animais. Por questões éticas, os veganos fazem parte do grupo vegetariano estrito. Porém, entre suas batalhas também estão: fim do circo com animais, rodeios, zoológicos, produtos testados em animais e muito mais.
Esse grupo, promove boicotes a empresas que, de alguma forma, exploram os animais.
Para ser vegano, o produto – ou algum de seus ingredientes – não pode ter sido testado em animas e/ou ser de origem animal. Fique de olho nos rótulos e pesquise sobre empresas que são veganas.
Enquanto o vegetariano estrito não consome nenhum alimento animal ou seus derivados, os veganos evitam e proíbem tudo o que cause algum dano aos bichinhos. Isso inclui também cosméticos, roupas, produtos de higiene, entre outros. Além dessa atitude, os veganos também lutam contra a exploração animal, seja em rodeios, zoológico, circo e caça.
Claro que sim! Contudo, o ideal é que você procure ajuda profissional na hora de mudar sua alimentação. O nutricionista é a pessoa certa para indicar um cardápio completo com todos os nutrientes que você precisa.
O leite e seus derivados podem ser substituídos por seus equivalentes derivados da soja ou vegetal. Exemplo: leite de amêndoas.
Já os ovos, podem ser trocados por diversos produtos, tudo depende da receita que você quer preparar. Exemplo: 1 colher (sopa) de semente linhaça + 3 colheres (sopa) de água ou 1 colher (sopa) de chia em grãos + 1/4 de xícara de água. É só misturar bem, deixar descansar por 15 minutos até que forme um gel e pronto.
Entre os mais comuns, estão as leguminosas, tofu, soja e frutos secos. Como já dissemos anteriormente, o importante é consultar um nutricionista para ajudar você a se alimentar equilibradamente.
Está pensando em não consumir mais produtos de origem animal? Teste uma dessas receitas em casa e dê o primeiro passo.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Ingredientes:
Se você é vegetariano ou vegano, a Vitao tem uma seleção de produtos que é perfeita para você. Acesse nosso site e conheça as nossas soluções práticas e deliciosas.
Leia também o nosso post sobre como se tornar um vegetariano!