COMER
Exagerou? Aprenda a se livrar das toxinas no organismo de maneira saudável

Por mais que você mantenha uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais e integrais, de vez em quando é possível que você acabe exagerando, seja em um almoço especial ou na comemoração de um aniversário, e consumindo substâncias que são tóxicas. Pensando nisso, separamos alguns sintomas de intoxicação e, claro, ideias para montar seu plano detox para que seu corpo fique saudável novamente.

É importante lembrar que não existem dietas milagrosas, mas sim uma educação alimentar que pode ajudar você a manter hábitos saudáveis e a preferir ingredientes naturais na maior parte do tempo. É disso que você precisa, na verdade, para uma saúde em equilíbrio, e um pequeno plano detox pode ser uma ótima forma de começar.

O que é organismo intoxicado e como funciona a dieta detox?

O consumo frequente e/ou em excesso de substâncias que fazem mal ao corpo (nitritos, nitratos, aminas, glicosídeos e inúmeros compostos fenólicos) prejudica diretamente o funcionamento das mitocôndrias, que são as organelas responsáveis pelos mecanismos de respiração celular.

Quando isso acontece, as mitocôndrias começam a produzir os famosos radicais-livres, que são conhecidos pela capacidade que têm de causar doenças degenerativas. Esses radicais atrapalham o funcionamento das células e isso acaba intoxicando o corpo, exigindo mais esforço de órgãos importantes para a eliminação de toxinas: rins e fígado.

Quando seu corpo está intoxicado, ou seja, com excesso de substâncias nocivas, você pode apresentar alguns sinais clássicos:

  • Cansaço constante: é quando você sente indisposição mesmo depois de uma boa noite de sono e vive à base de estimulantes para dar conta do que precisa ser feito ao longo do dia. Essa fadiga também pode indicar desequilíbrio hormonal e baixo funcionamento do sistema imunológico.
  • Ganho de peso mesmo fazendo dieta: se você tem ganhado peso mesmo mantendo uma boa alimentação e praticando exercícios físicos, isso pode indicar que as toxinas causaram um desequilíbrio hormonal que resultou em ganho de peso.
  • Mau hálito: quando você tem mau hálito mesmo fazendo a higiene bucal de forma adequada, é provável que haja algum problema com o funcionamento do seu fígado, que pode estar trabalhando muito para se livrar das toxinas.
  • Constipação intestinal: quando o intestino não está funcionando como deveria, você acaba absorvendo as toxinas que já deveriam ter sido eliminadas com o bolo fecal. A constipação intestinal pode provocar dores de cabeça, musculares, de estômago e fadiga.
  • Problemas de pele: o aparecimento de acne, reações alérgicas e erupções cutâneas pode estar ligado com o excesso de substâncias tóxicas no corpo. O mesmo vale para olhos inchados, coceiras e crises de psoríase.

Se você se identificou com os sintomas acima, é importante seguir alguns passos e criar um plano de dieta detox para limpar seu corpo e voltar a se sentir bem. Confira:

Melhore a alimentação

Inclua em sua dieta produtos como castanhas e nozes, que são ricos em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Não deixe de comer hortaliças como agrião, couve, couve-flor, brócolis, repolho, nabo, rabanete e rúcula, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante (enfraquece a ação dos radicais-livres).

Coma também frutas que hidratam, como melancia, laranja, limão e abacaxi, pois elas melhoram o funcionamento dos rins. Você também pode inserir o gengibre em suas receitas, já que essa raiz tem ação adstringente e ajuda diretamente na desintoxicação do fígado.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool aumenta a produção de urina de uma forma diferente de quando você consome água ou frutas aquosas. Ao ir várias vezes ao banheiro depois de tomar muita cerveja, por exemplo, você elimina toda a água da bebida e seu corpo fica com o etanol, que desidrata seu organismo. Quando os rins ficam sem água torna-se difícil trabalhar normalmente.

Aumente sua ingestão de água

Tomar água é sempre um bom negócio. A água hidrata o corpo, melhora a circulação sanguínea e isso ajuda a purificar o sangue. Os rins também trabalham melhor quando você bebe água e, como você deve lembrar, esses órgãos em formato de feijão têm a função justamente de eliminar as toxinas do corpo.

Evite comidas doces e muito salgadas

Altas taxas glicêmicas no sangue estão relacionadas com doenças cardiovasculares e diabetes; e o sal, rico em cloreto de sódio, provoca retenção de líquido e desidratação.

Prefira alimentos orgânicos

Sem agrotóxicos, as versões orgânicas de alimentos comuns acabam colaborando com a limpeza do corpo e também trazem a sensação de bem-estar.

Consuma alimentos integrais

Alimentos integrais são ricos em fibras, além de outros elementos que fazem bem ao corpo. As fibras são ótimas aliadas do bom funcionamento intestinal, mas é importante se lembrar de tomar bastante água ao longo do dia para que elas cumpram o seu papel.

Planejar uma dieta detox é muito mais simples do que parece, basta seguir as recomendações acima na hora de fazer suas compras no supermercado e preparar suas refeições. Dentro de alguns dias você vai começar a sentir os efeitos dessas mudanças: mais disposição, uma pele melhor e mais bonita, funções intestinais reguladas, boa qualidade de sono e bom humor.

Investir em sua saúde e dar mais atenção aos alimentos que consome é uma atitude que só traz consequências positivas. Tendo esse cuidado, seu corpo terá mais capacidade para se recuperar sem afetar a sua disposição física e o seu humor, inclusive nos dias de festa, quando é normal consumir alimentos e bebidas nem tão saudáveis.

Em nosso site, você poderá conhecer todos os produtos que são feitos pensando em sua saúde e em seu bem-estar. Não deixe de conferir os conteúdos que fazem parte do nosso blog também – lá, damos dicas sobre alimentação, atividades físicas, qualidade de vida, meditação e muito mais!

Como citamos alguns sintomas físicos de intoxicação, vale frisar que, caso você os tenha e não veja melhora com a mudança na dieta, é sempre recomendado buscar uma opinião médica.


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS