COMER
9 mitos e verdades sobre a doença celíaca
9 mitos e verdades sobre a doença celíaca

De tempos pra cá, a doença celíaca e a intolerância ao glúten ganharam manchetes e se tornaram mais conhecidas do público em geral. Não à toa, existem cada vez mais produtos sem glúten disponíveis para serem comprados no mercado.

Entretanto, com todo esse conhecimento, surgiram também várias dúvidas a respeito dessa doença autoimune do intestino. Hoje, vamos esclarecer suas dúvidas sobre os principais mitos e verdades sobre doença celíaca.

É possível curar a doença celíaca? Celíacos podem ingerir glúten em pequena quantidade? São essas e várias outras questões que iremos responder para você logo abaixo. Acompanhe!

– Para complementar a sua leitura e saber mais sobre a doença celíaca, confira o nosso artigo: O que é doença celíaca? Saiba mais

9 mitos e verdades sobre doença celíaca

1. Doença celíaca tem cura

Mito. A doença celíaca é uma condição autoimune. Isso significa que ela pode ser controlada, mas que não existe cura para ela.

Pessoas diagnosticadas com essa doença precisam evitar completamente e permanentemente a ingestão do glúten. Assim, mesmo que a doença esteja controlada, se a proteína (glúten) for introduzida novamente às refeições, o intestino voltará a sofrer danos.

Para conviver “em paz” com a doença pode ser importante seguir uma dieta sem glúten indicada por um nutricionista especialista no assunto.

O lado “bom” é que hoje já existem inúmeras opções de alimentos livres de glúten, deliciosos e de alta qualidade. A VITAO, por exemplo, conta com uma linha completa de produtos sem glúten, que vai desde mix para pão, cookies, mix para bolo de aipim, bolo de caneca de chocolate, até snacks variados. Com certeza, essa facilidade para encontrar bons produtos livres de glúten são de grande valor para quem sofre com doença celíaca.

2.  Glúten é um vilão

Mito. O glúten é uma proteína que está naturalmente presente em diversos alimentos, principalmente em cereais, como o trigo, o centeio e a cevada.

Ele não é um vilão ou um veneno e tem um papel importante na nutrição.

Para quem sofre com a doença celíaca, o problema está no próprio organismo dessas pessoas, já que ele não produz a enzima responsável por processar o glúten.

Isso significa que a doença celíaca é uma deficiência do organismo, e não que o glúten é um vilão. Entretanto, o trigo passou por alterações genéticas e possui mais glúten do que possuía anteriormente, sendo indicado que as pessoas que não possuem doença celíaca também diminuam o seu consumo.

3. A doença celíaca pode surgir na vida adulta

Verdade. A doença celíaca pode ser desenvolvida em qualquer idade. Embora a doença surja de forma mais comum em bebês de até um ano de idade, logo que o glúten é introduzido na dieta, pode acontecer de os primeiros sintomas da doenças manifestarem-se somente na vida adulta ou, até mesmo, na terceira idade.

4. Glúten engorda

Mito. É comum que as pessoas acreditem que o glúten engorda porque, ao retirar da dieta certos alimentos que contêm essa proteína, elas podem emagrecer. Mas na verdade isso não acontece por causa do glúten.

9 mitos e verdades sobre a doença celíaca

A verdade é que alguns alimentos que contêm glúten, como o trigo, por exemplo, podem estar presentes em receitas bastante calóricas. Assim, ao retirar o glúten da dieta, a pessoa deixa de comer diversos tipos de massas, pães, bolos, biscoitos, entre outros.

Consequentemente, haverá uma redução na quantidade de calorias ingeridas, o que poderá causar o déficit calórico e, assim, o emagrecimento.

5. Quem tem familiares celíacos apresenta maiores chances de desenvolver a doença

Verdade. A doença celíaca é autoimune e genética. Assim, pode afetar algumas pessoas da mesma família.

Por isso, se você conta com parentes próximos (de primeiro ou segundo grau) que são celíacos, pergunte ao seu médico se você precisa fazer exames para investigar se você também sofre com esse mal.

Ainda, além da genética e do histórico familiar, existem alguns outros fatores relacionados à saúde que aumentam a chance do surgimento da doença. Dentre eles:

  • Síndrome de Down;
  • Diabetes tipo 1;
  • Doenças da tireoide.

6. Intolerância/sensibilidade ao glúten é a mesma coisa que doença celíaca

Mito. Embora a pessoa intolerante e/ou com sensibilidade ao glúten apresente sintomas parecidos com os de uma pessoa portadora de doença celíaca, (como dor abdominal, constipação, gases, náusea, perda de peso e diarreia) a intolerância à proteína causa efeitos diferentes no organismo.

Na sensibilidade ao glúten, o corpo reage mal à proteína, mas o intestino não sofre danos. Já aqueles que sofrem com doença celíaca terão esse prejuízo maior à saúde.

7. Ao ser cozido, o glúten é “destruído”

Mito. Mesmo sendo submetido ao calor, o glúten não é destruído ao ser cozido. Por isso, a proteína continua presente em receitas como pães, bolos, massas e outros que já citamos anteriormente.

8. A doença celíaca causa apenas problemas no intestino/digestivos

Mito. Além dos sintomas digestivos que já falamos anteriormente, mais da metade dos celíacos apresentam sinais da doença que não estão relacionados ao sistema digestivo, como:

  • Cansaço;
  • Anemia;
  • Dermatite herpetiforme (lesões bolhosas na pele);
  • Lesões na boca;
  • Formigamento nas mãos e pés;
  • Dor nas articulações;
  • Alterações de humor;
  • Menstruação irregular;
  • Problemas de crescimento em crianças.

9. Celíacos podem ingerir glúten em pequena quantidade

Mito. Até mesmo pequenas quantidades de glúten podem ser prejudiciais para quem sofre com a doença celíaca. Por isso, quem tem a doença deve ficar muito atento na hora de escolher os alimentos que farão parte da sua dieta, sempre lendo os rótulos dos alimentos e seguindo as orientações e planejamento alimentar do seu médico e/ou nutricionista.

Lembre-se de que o glúten não está apenas nas massas, pães, bolos e pizzas. Ele também pode estar presente em alimentos como molhos de salada e embutidos variados.

Agora você já sabe alguns dos principais mitos e verdades sobre doença celíaca! Conhece pessoas que enfrentam esse problema? Então aproveite para compartilhar esse artigo com elas. Também, lembre-se de que se deseja adquirir alimentos de qualidade e livres de glúten, na VITAO você encontra excelentes opções saborosas, nutritivas, com muita qualidade e praticidade para a sua rotina.


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS