COMER
Molho para saladas: mais sabor com saúde

Ficou para trás o tempo em que comer salada era algo sem graça. De tempos para cá, o prato deixou de ser apenas a “entrada” ou o “acompanhamento” e, muitas vezes, tornou-se a estrela principal da refeição. Muito disso se deve à versatilidade da salada e, também, aos ingredientes que você pode usar para deixá-la mais gostosa e cheia de personalidade. Nesse cenário, o molho para salada ganha ainda mais importância. Afinal, é ele quem dá um toque especial para o prato e garante que ele seja único.

Mas afinal, como fazer um molho para salada saudável, equilibrado e saboroso? Confira nossas dicas!

Dicas para acertar na hora de fazer o molho para salada 

Antes de dar nossas dicas, vale sempre ressaltar que, ao fazer o seu próprio molho para salada, você acaba deixando de lado o consumo de ingredientes processados e passa a se alimentar de insumos mais naturais. Assim, há um menor consumo de sódio, açúcar, vegetais processados e gorduras hidrogenadas. E, é claro, isso é extremamente positivo para a sua saúde.

Dito isso, podemos seguir em frente para você acompanhar nossas dicas para criar um molho equilibrado para a sua salada. Nossa orientação é: conheça boas opções de ingredientes com sabores, texturas e funções diferentes na receita. 

Lembre-se de que você não é “obrigado” a selecionar um ingrediente de cada categoria que listamos a seguir para compor o seu molho. Mas, ainda assim, é interessante saber mais sobre elas e compreender como elas podem equilibrar o sabor.

Criando o molho para salada ideal

Para criar o molho para salada, além de utilizar uma quantia moderada de sal, aposte em:

  • Especiarias: pimenta, páprica, cúrcuma, curry, cominho, coentro, açafrão, canela, etc.
  • Ervas (frescas ou desidratadas): orégano, manjericão, tomilho, salsinha e cebolinha, chimichurri, hortelã, etc. 
  • Alimentos com textura mais cremosa, para “dar liga” ao molho: se você deseja criar um molho um pouco mais encorpado, pode apostar em ingredientes como iogurte, ricota, queijo cottage, tofu, mel, geleias, mostarda, por exemplo.
  • Gordura saudável: azeite de oliva, óleo de coco, manteiga e abacate. Não utilize óleos processados, como o de milho, girassol ou de soja.
  • Elemento ácido: vinagre de maçã, aceto balsâmico, sucos de frutas (frutas vermelhas, limão, laranja, maracujá, etc) ou outro ingrediente com pH ácido.
  • Crocância: para complementar a sua salada e deixá-la ainda mais nutritiva, que tal salpicar sementes de gergelim ou apostar em um mix de sementes e grãos? Além de aumentarem as propriedades nutricionais do prato, esses alimentos acrescentam uma crocância deliciosa para as saladas. Ainda existem oleaginosas que ajudam a compor o molho – como, por exemplo, as nozes e/ou castanhas no molho pesto, (conforme você verá abaixo). 
  • Ingredientes extras: cebola, alho, alho poró, azeitonas, e alcaparras, por exemplo, podem dar todo um toque especial em um molho para salada. Ainda, temperos como o shoyu e o molho inglês também podem fazer a diferença. 

Molho para salada: 3 receitas que vão deixar o prato muito mais gostoso! 

1. Molho pesto 

Ingredientes:

1 ½ xícara (de chá) de azeite de oliva 

2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão

½ xícara (de chá) de nozes ou castanha de caju ou castanha-do-Pará

1 xícara (de chá) de queijo parmesão ralado 

1 dente de alho 

Sal a gosto

Modo de preparo: 

  1. Lave bem e seque as folhas do manjericão e descasque os dentes de alho.
  2. Coloque no liquidificador ou no triturador todos os ingredientes e metade da quantidade do azeite de oliva.
  3. Bata tudo e, aos poucos, vá adicionando a outra metade que resta do azeite. 
  4. Está pronto o molho pesto! 

Dica: o molho pesto é extremamente versátil, mas vai particularmente bem com uma salada caprese, composta por tomates, mussarela de búfala e manjericão. 

2. Mostarda e mel

Ingredientes:

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon

1 colher (sopa) de mel

3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

½ xícara (chá) de azeite

1 pitada de sal

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: 

  1. Em um pote de vidro com tampa, despeje cuidadosamente o mel, a mostarda, o azeite e o vinagre. Chacoalhe bem o pote até que a mistura fique lisa/homogênea.
  2. Prove e, então, acerte o sal e a pimenta. 
  3. Tampe novamente o pote e agite para misturar novamente. Utilize a seguir ou mantenha na geladeira. O molho pode ser usado em até cinco dias. 

Dica: omolho para salada de mostarda com mel combina muito bem com saladas de verdes mais claros e, também, com folhas amargas, como radicchio e escarola.

3. Molho de iogurte e avocado

Ingredientes:

1 xícara (de iogurte) de iogurte

1 avocado

Suco de ½ limão

1 dente de alho

2 colheres (de sopa) de salsa picada

2 colheres (de sopa) de cebolinha

2 colheres (de sopa) de cebola

2 colheres (de sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até que ele fique homogêneo e cremoso. Simples, né?

Dica: Esse é um molho mais encorpado e a combinação do avocado com o iogurte traz um toque especial para qualquer salada. Experimente! 

Pronto para fazer o seu molho para salada? 

Aqui sugerimos três receitas de molho para salada que, com certeza, vão trazer muito mais frescor e sabor para os seus preparos. 

Ainda assim, se você está precisando de ideias para montar as suas saladas, confira no nosso site algumas receitas criativas e deliciosas desse prato. Ps: elas vão ficar ainda mais gostosas com as sugestões de molho para salada que demos aqui neste texto.


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS