Saiba quais são todos os nutrientes e descubra a importância de cada um deles em seu organismo
Os nutrientes são componentes presentes nos alimentos e possuem funções específicas em nosso organismo. Conheça os principais nutrientes e a sua importância.
Tipos de Nutrientes
Os nutrientes podem ser do tipo energético, construtor ou regulador. Vamos conhecer as funções de cada um?
- Nutrientes energéticos
Sua principal função é fornecer energia às células. Os grupos alimentares com este tipo de nutrientes, são: carboidratos e lipídios.
Carboidratos: responsável por fornecer, no mínimo, 50% de energia para o nosso organismo. Por isso, é tão perigoso praticar uma dieta baseada em proteínas. Sempre que possível, prefira os carboidratos em sua versão integral.
- Fontes: frutas, mel, pães, arroz, tubérculos, milho e massas.
Lipídios (gorduras): são as reservas de energia em nosso organismo, usadas em momentos de necessidade. Também fazem parte da construção de membranas e produção hormônios, funcionam como isolantes térmicos e ajudam na absorção de algumas vitaminas.
- Nutrientes construtores
Estes nutrientes participam da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. Seu principal representante é a proteína.
Proteínas: possui diversas funções em nosso corpo. Entre as suas principais e mais importantes, temos: fortalecimento do sistema imunológico, estruturação da célula, produção de hormônios, regulação do metabolismo e formação e manutenção de músculos, ossos, unhas, cabelo e circulação sanguínea.
- Fontes: carnes, ovos, leguminosas e soja.
- Nutrientes reguladores
Essenciais para o bom funcionamento do organismo, ajudando na prevenção de doenças e no crescimento. Entre seus exemplos, temos as vitaminas e sais minerais.
Vitaminas: substâncias essenciais para um funcionamento adequado do organismo. Vamos conhecer mais sobre as funções de cada uma das vitaminas?
- Vitamina A: combate radicais livres e atua na formação de ossos e peles, além de cuidar da saúde dos olhos. Sua deficiência pode causar problemas de visão, formação de cálculos renais e redução no número de glóbulos vermelhos.
Fontes: fígado de aves e cenoura.
- Vitamina D: regulação de cálcio no sangue e ossos. A falta de vitamina D está ligada ao aparecimento de raquitismo e osteoporose.
Fontes: óleo de peixe, fígado e gema de ovos.
- Vitamina E: um dos principais agentes antioxidantes em nosso organismo, combatendo radicais livres e impedindo o envelhecimento precoce das células. Sua falta leva a problemas de visão e alterações neurológicas.
Fonte: verduras, azeite e vegetais.
- Vitamina K: atua como anticoagulante natural do sangue, previne osteoporose e ativa uma importante proteína para os ossos. A carência desta vitamina provoca problemas circulatórios e hemorragias.
Fonte: fígado, verdura de folhas verdes e abacate.
- Vitamina B1: trabalha diretamente no metabolismo energético dos açúcares em nosso organismo.
Fonte: cereais, carnes e verduras.
- Vitamina B2: atua no metabolismo de enzimas e proteção do sistema nervoso. Entre os principais problemas ocorridos pela sua deficiência, temos: inflamações na língua e anemia.
Fonte: leite e derivados, carnes e verduras.
- Vitamina B5: trabalha no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares. Sua deficiência causa fadiga, câimbras musculares e até insônia.
Fonte: fígado, cogumelos, milho, abacate, ovo, leite e seus derivados e vegetais.
- Vitamina B6: entre suas principais funções em nosso organismo, temos: proteção celular, produção de hormônios, metabolismo de gorduras e proteínas. A carência desta vitamina gera anemia e distúrbios de crescimento.
Fonte: carnes, frutas, verduras e cereais.
- Vitamina B12: atua na formação de hemácias e multiplicação celular. A falta da vitamina provoca anemia perniciosa.
Fonte: fígado e carnes. Como as fontes desta vitamina não são consumidos pelos vegetarianos e veganos, a principal recomendação é a suplementação. Converse com um nutricionista para saber mais.
- Vitamina C: atua principalmente no fortalecimento do sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção de ferro no organismo.
Fonte: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão e manga.
- Vitamina H: sua principal função é a metabolização de gordura e sem esta vitamina no organismo, estamos mais suscetíveis a exaustação, dermatite e dores musculares.
Fonte: oleaginosas, leite e seus derivados, gema de ovo e arroz integral.
- Vitamina M (ou B9): atua no metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos. A sua carência pode causar anemia megaloblástica e doenças do tubo neural.
Fonte: cogumelos e hortaliças verdes.
- Vitamina PP (ou B3): trabalha com a manutenção da nossa pele, protege o fígado e regula os níveis de colesterol no sangue. A deficiência desta vitamina pode causar insônia, dor de cabeça, depressão e diarreia.
Fonte: ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão e fígado.
Sais minerais: estas substâncias inorgânicas são essenciais para o funcionamento adequado de nosso corpo. Assim como as vitaminas, os sais minerais não são produzidos naturalmente pelo organismo, ou seja, sua fonte é encontrada na alimentação. Entre as suas principais funções, estão:
- Formação e manutenção dos ossos no corpo humano (em especial o cálcio);
- Sua ação regula as reações enzimáticas;
- Participam na composição de importantes moléculas orgânicas;
- Agem na manutenção do equilíbrio osmótico.
Vamos conhecer todos os minerais essenciais e suas principais fontes? Confira abaixo:
- Cálcio: encontrado em leite e derivados, assim como couve, espinafre e brócolis.
- Fósforo: sua principal fonte são as carnes, ovos e cereais.
- Potássio: mineral encontrado nas frutas cítricas, banana, melão, batata, ervilha e tomate.
- Enxofre: presente em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho e gérmen de trigo.
- Sódio: encontrado principalmente no sal de cozinha e algas marinhas. Lembrando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que um adulto saudável consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia.
- Magnésio: presente em verduras, maçã, figo, nozes, soja, gérmen de trigo e aveia.
- Ferro: entre suas principais fontes, estão carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, leguminosas e aspargos.
- Cobre: encontrado em fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim e nozes.
- Zinco: presente nas carnes em geral, ovos, peixes, gérmen de trigo, castanha do Pará e ervilha.
- Selênio: encontrado em tomate, milho e outros cereais.
- Cromo: presente em carnes, mariscos e cereais.
Fibras: essenciais para um bom funcionamento do intestino, prevenindo a constipação intestinal. Além de reduzir o colesterol elevado e a taxa de glicose na corrente sanguínea.
- Fontes: frutas, verduras, legumes, cereais integrais e farelos.
Gostou de conhecer sobre as principais funções de todos os nutrientes? Então, tire mais alguns minutinhos e aprenda como incluir todos estes grupos alimentares no seu cardápio diário e tenha uma vida saudável e equilibrada.