O inchaço está presente na vida de muitos brasileiros. Vamos descobrir quais são as causas da condição e como melhorá-la?
Quem já sofreu ou sofre com inchaço? Conhecido popularmente como retenção de líquidos, o inchaço atinge diversas áreas do nosso corpo. Quando as pernas estão inchadas, por exemplo, é possível enxergar as marcas de pressão das meias ou sapatos. Antes de ficar preocupado ao notar um inchaço, é importante prestar atenção em alguns pontos, como a causa e saber quando é necessário procurar orientação médica.
Causas do inchaço
Pouco mais de dois terços do líquido em nosso organismo é composto por água. Quando há um desequilíbrio nas funções específicas de cada líquido no corpo, o inchaço aparece. Entre uma das principais causas está o acúmulo excessivo de água no organismo, podendo inchar a barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Entre as outras causas, temos:
Sintomas
O inchaço é notado em regiões do corpo que são mais propensas ao acúmulo de líquidos, especialmente nas pernas, costas, braços e bochechas.
Quando preciso procurar um médico?
Apesar do inchaço, por si só, não ser muito preocupante, é importante prestar atenção em outros sinais que indicam que a orientação médica é necessária.
Tratamento
Apesar do inchaço poder ser indicativo para algumas doenças (procure um médico se os sintomas não melhorarem), uma das principais razões para o incômodo é a má alimentação e o sedentarismo. Alguns ajustes no cardápio diário já são o suficiente para diminuir o desconforto. Vamos saber mais?
Refrigerantes e outras bebidas com gás dilatam o estômago, causam desconforto e dão uma falsa sensação de que estamos satisfeitos. Os gases presentes nestes líquidos mais a quantidade elevada de sódio proporcionam um inchaço temporário em nosso corpo.
Substituição: você pode substituir estas bebidas por sucos, chás e água sem gás.
Nosso corpo tem dificuldade de quebrar e digerir alguns alimentos, precisando que o intestino os fermente para facilitar o processo de absorção, levando a produção de gases. E como já falamos, o excesso de gás no corpo é uma das causas do inchaço. Brócolis, feijão, cebola, couve, batata doce e ovo são alguns exemplos dos alimentos que precisam ter o consumo reduzido.
Importante relembrar que estes ingredientes devem ser diminuídos e não cortados do seu cardápio diário, afinal eles são fontes de nutrientes, vitaminas e minerais. Por exemplo, ao invés de comer feijão no almoço e jantar, deixe o consumo para só uma das refeições.
Alimentos ricos em sódio seguram a água no corpo, causando a famosa retenção de líquidos. Alimentos muito industrializados, como biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos e refrigerantes levam em sua composição uma grande quantidade de sódio. O sal – outra fonte deste mineral – também deve ser reduzido.
Substituição: você pode trocar uma pitada a mais de sal por ervas frescas e temperos naturais. Também aposte em lanches saudáveis e cookies integrais ao invés do salgadinho e biscoito recheado.
Se há um consumo maior de fibras do que de líquidos o corpo tende a inchar. Isto acontece porque o excesso de fibras se concentra no intestino e causa prisão de ventre. Quando o consumo entre alimentos fibrosos e a água é equilibrado, o intestino funciona corretamente e os inchaços acabam. Em média, o ideal é consumir 30 gramas de fibras e 2 litros de água por dia.
Comer além da conta nos dá aquela sensação de “estômago cheio” e contribui para o inchaço ao sobrecarregar o intestino, dificultando a digestão.
No Brasil, é cultural comer de forma rápida. Esta atitude faz com que não se mastigue direito os alimentos e atrapalhe a digestão.
Ovo, queijo branco, soja e carne branca são exemplos de proteínas com baixo teor de gordura e que agem como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água.
Chás ricos em cafeína estimulam o nosso corpo a fazer xixi com mais frequência, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos e toxinas, além de reduzir o inchaço e limpar o organismo. Entre os chás mais recomendados, estão: branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.
Tirou todas as suas dúvidas sobre o inchaço? Tem mais alguma dica para acabar com a retenção de líquidos? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de ficar atualizado sobre o estilo de vida saudável em nosso blog.