Estamos vivendo uma época em que a preocupação com a alimentação saudável está, cada vez mais, em alta. Porém, algo que poucos conhecem é o conceito de grãos ancestrais. Vamos aprender mais sobre estes cereais que trazem diversos benefícios à nossa saúde?
O que são grãos ancestrais?
Estes alimentos são chamados de ancestrais porque são plantados e colhidos da mesma maneira há milhares de anos. Além disso, as propriedades nutricionais são exatamente iguais de milênios atrás. Os grãos são fontes de proteínas, fibras, vitaminas, nutrientes, minerais e antioxidantes.
E não pense que você não conhece quais são os grãos ancestrais. Eles estão presentes no cardápio diário de vários brasileiros. Amaranto, chia, quinoa, linhaça e aveia são alguns dos exemplos destes alimentos.
O que são grãos modernos?
Da mesma forma que existem os grãos ancestrais, existem os modernos. E para entender melhor o primeiro, é necessário conhecer o segundo. Trigo, milho e arroz, são exemplos dos alimentos modernos. Ao longo dos anos, eles passaram por modificações genéticas e processos de hibridação. Estes grãos também são encontrados facilmente na versão refinada, o que diminui consideravelmente as propriedades nutricionais dos ingredientes.
Além de serem conhecidos como grãos ancestrais, eles também podem ser chamados de superalimentos. O que isso significa? Que eles possuem um alto teor de fitonutrientes e trazem diversos benefícios ao nosso organismo. Contudo, como cada alimento tem as suas próprias propriedades, separamos alguns destes ingredientes e as suas vantagens. Vamos conhecer?
A companhia perfeita para o café da manhã pode ser encontrada nas versões em flocos, farinha e farelo. Rica em fibras solúveis e insolúveis, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco, a aveia traz diversos benefícios ao nosso organismo, como:
Muito conhecida por quem leva uma vida saudável, a quinoa é rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, vitamina E, cálcio e fibras. Também é considerada uma proteína completa, por conter todos os aminoácidos essenciais. Confira as suas vantagens:
Este grão é um dos alimentos mais saudáveis do mercado. Rico em ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6. São tantos nutrientes e minerais presentes que o cereal só pode mesmo fornecer muitas vantagens ao nosso organismo, como:
Rica em ômega 3, carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, antioxidantes, ácido cafeico, ácido clorogênico, proteínas, magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, uma única colher de sopa de chia é o suficiente para trazer diversas vantagens ao nosso organismo, por exemplo:
Apesar de ainda estar sendo conhecida, a semente de origem peruana possui um alto valor nutricional, sendo fonte de diversas vitaminas, minerais e nutrientes. Também é importante ressaltar que o amaranto é uma proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais. Conheça seus benefícios:
Você já conhecia o termo “grãos ancestrais”? Conte para a gente nos comentários quais os alimentos você consome no seu dia a dia. E não se esqueça que você pode contar com a Vitao Alimentos para inserir estes cereais na sua rotina.