icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Coma
  • Cuide
Pós-Covid: como será o futuro da alimentação depois da pandemia?

É impossível prever o futuro. Porém, analisando tendências e comportamentos adquiridos nos últimos meses, podemos ter uma maior noção de como será a alimentação pós-covid. E acredite, ela tem grandes chances de ser mais saudável, prática, sustentável e menos ultraprocessada.

De acordo com a pesquisa Alimentação na Pandemia Como a COVID-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação feita pelo Instituto Qualibest junto à consultoria Galunion, quando perguntados “Que tipo de comida preparada fora de casa comprariam?” 75% dos entrevistados responderam: comida gostosa, fresca e que ajude na imunidade, na minha saúde e da minha família. 

Ou seja, é grande o índice de pessoas que buscam por uma alimentação saudável, saborosa e que, ao mesmo tempo, esteja associada com a melhora da saúde. E essa é uma tendência que veio para ficar.

Compreendendo a busca pela alimentação saudável

A pesquisa citada acima ressalta aquilo que já sabemos – ou que deveríamos saber desde cedo. Ela mostra que a busca por alimentar-se de maneira balanceada é algo que está presente em nossas vidas há tempos, mas que ganhou ainda mais destaque nos últimos tempos.

Lembre-se que a alimentação saudável está diretamente ligada com a saúde, bem-estar, equilíbrio e a imunidade do organismo. E afinal, quem não deseja estar com o organismo mais forte e protegido, principalmente durante um momento igual ao que estamos passando?

Porém, tratando da alimentação pós-covid, outro ponto merece grande destaque. E ele vai além da preocupação com a saúde.

Tendências da alimentação pós-covid: tecnologia, conforto e praticidade estão em alta

Além do fator que envolve a preocupação com a saúde e a alimentação mais equilibrada, a pandemia fez com que as pessoas começassem a passar mais tempo em casa.

Com isso, comprar comida por meio de aplicativos e sites e, também, cozinhar em casa, são comportamentos que viraram rotina.

Tudo começou para evitar o contágio e a transmissão do vírus. Porém, com o passar dos meses e das “ondas” da pandemia, as pessoas começaram a desenvolver seus dotes culinários e a “pegar gosto” por esse hábito. Também, passaram a apreciar mais o conforto de poderem receber em casa os alimentos.

E assim, podemos dizer que:

A busca pela alimentação saudável e a valorização da praticidade e do conforto, ou seja, de pedir/comprar comida por aplicativos e sites, sem precisar sair de casa, são duas das grandes tendências da alimentação pós-covid. Mas isso não é tudo.

Conhecendo algumas das principais tendências da alimentação pós-covid

Além dos dados citados lá no começo do texto, a mesma pesquisa do Instituto Qualibest com a Galunion perguntou aos entrevistados: “Quais são top 5 tendências culinárias/gastronômicas que consideram que continuarão a ser tendência após a pandemia passar?” E os tópicos mais citados foram:

  • 74% – Comida saudável, dietas funcionais (ex: alta proteína / sem glúten / sem lactose)
  • 73% – Naturalidade / frescor dos alimentos
  • 68% – Preocupação com sustentabilidade
  • 60% – Valorização da marca / origem dos produtos
  • 51% – Produtos livres de ingredientes artificiais (clean label)

Além dessas, outras tendências que apareceram com mais de 30% foram:

  • Novidades em produtos plant based para substituir proteínas de origem animal
  • Pães de fermentação natural

Juntas, essas respostas nos permitem ter bons insights sobre como será o futuro da alimentação depois da pandemia.

Hábitos rotineiros que provavelmente serão mantidos

Com o passar do tempo, é esperado que a rotina volte ao tão falado “antigo normal”. Porém, é sabido que alguns hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar.

O home office e/ou o trabalho remoto na maior parte do tempo pode ser instaurado em diversas empresas, já que ele se mostrou positivo tanto para os colaboradores quanto para os empresários.

Também, a seletividade maior na hora de sair de casa, assim como a busca por produtos mais sustentáveis são alguns desses comportamentos que mostram que vieram para ficar.

Além disso, vale ressaltar o maior cuidado com a higiene, que é um hábito que deve permanecer na rotina, além da maior atenção e cuidado com os gastos financeiros.

Aqui, estamos falando de hábitos mais “gerais” que devem permanecer após a passagem do Covid-19. Porém pandemia. Porém, pensando na alimentação pós-covid, existem outros tópicos que podem ser ressaltados – e você irá conferi-los abaixo.

Comportamentos alimentares que podem passar a fazer parte da rotina:

  • Ter a sua própria sacola retornável na hora de fazer compras, evitando o excesso de sacolas plásticas;
  • Preparar um cardápio semanal das refeições, o que permite que sejam minimizados os deslocamentos até o supermercado. Também, esse hábito otimiza o tempo e permite que sejam preparados alimentos mais saudáveis e nutritivos;
  • Aproveitar ao máximo os ingredientes, evitando jogar fora partes como cascas, talos e folhas que antes não eram utilizados. Além de congelá-los da forma mais adequada para evitar esse desperdício;
  • A preferência por comprar produtos mais sustentáveis e inteligentes, que possuem embalagens bem pensadas e causam menos impacto no meio ambiente;
  • As compras feitas pela internet, por aplicativos ou sites e, também, a preferência em comprar nos comércios locais, que sejam próximos ao lar.

Por fim, é sempre importante ressaltar que, mesmo que não haja a comprovação científica da relação entre o consumo de determinados alimentos no combate ao coronavírus, apostar em uma alimentação equilibrada e em hábitos saudáveis são ações que desempenham um papel importante na manutenção da saúde e na potencialização do sistema imunológico.

Isso tudo além de, é claro, promover maior sensação de bem-estar para encarar a rotina. E você já deve saber que na Vitao você encontra alimentos que te ajudam a manter a saúde em dia, com muita praticidade, equilíbrio e sabor, né? Com certeza, no nosso grande menu de, você encontrará os ingredientes ideais para a sua rotina, – seja antes, durante ou após a pandemia.

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 1
    pessoa curtiu

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *