icon-29VITicon-30VITicon-23VITicon-24VIT arrow copy 3 Created with Sketch. icon-11VITicon-19VITicon-10VITicon-30VITicon-26VIT icon-22VITicon-14VITicon-28VITicon-09VITicon-email Page 1 Created with Sketch. icon-03VITicon-16VITicon-31VIT Page 1 Created with Sketch. pino icon-printicon-27VITicon-25VITicon-01VITicon-01VITicon-02VITicon-04VITicon-13VITicon-12VIT icon-18VITicon-08VITicon-17VITicon-05VIT Ativo 1cardiomed Vitao Alimentos Artboard Created with Sketch.
  • Coma
  • Cuide
O que é e como usar o Psyllium para substituir o ovo em receitas veganas

Saber como substituir ingredientes de forma inteligente pode ser de grande auxílio na hora de preparar as mais diversas receitas. Pensando nisso, hoje vamos te mostrar boas formas de substituir ovo em receitas veganas, dando uma grande ênfase para o psyllium.

Confira o que é e quais são as principais particularidades do psyllium, ingrediente versátil e que pode tornar a sua dieta mais rica e saudável.

O que é psyllium?

O Psyllium é uma fonte de fibra natural feita a partir das cascas de sementes da planta Plantago ovata, nativa da Índia e do Paquistão. Higroscópico, ele tem uma alta capacidade de absorção de água.

Assim, quando entra em contato com líquidos, ele forma uma espécie de “gel” e pode aumentar até 20 vezes de tamanho. E é exatamente quando isso ocorre que o psyllium torna-se um ótimo ingrediente na hora de substituir ovo em receitas veganas – como você verá a seguir.

Porém, além de ser um excelente substituto vegano para o ovo, o psyllium, quando associado a uma dieta saudável e a alta ingestão de líquidos, também pode estimular outros impactos positivos para o organismo. Acompanhe!

Quais são os benefícios do psyllium?

Dentre os principais benefícios que o psyllium pode trazer para a saúde, destaque para:

  • Melhora do funcionamento do intestino: por ser rico em fibras, ajuda a manter os movimentos intestinais regulares, prevenindo a prisão de ventre; hemorróidas, colite ulcerativa, fissuras anais e doença de Crohn.
  • Redução da pressão arterial e fortalecimento da saúde cardiovascular: uma dieta rica em fibras, como é o psyllium, está associada a níveis mais baixos de triglicerídeos e a um risco menor de doença cardiovascular.
  • Auxílio no controle da glicemia: a fibra solúvel do psyllium reduz a velocidade em que os carboidratos são absorvidos pelo organismo após a sua ingestão. Isso favorece o controle do nível de açúcar no sangue e evita picos de insulina, poupando o pâncreas de trabalhar sob pressão e prevenindo o que, em longo prazo, poderia levar ao aparecimento de diabetes tipo 2.
  • Aumento da sensação de saciedade: por absorver muito líquido e expandir-se de tamanho, o psyllium “incha” e ocupa mais espaço, prolongando a sensação de saciedade. Isso pode ser de grande valia para quem está em busca do emagrecimento saudável.

Com tudo isso, entendemos que o psyllium é, sim, uma ótima alternativa para substituir ovo em receitas veganas. Porém, ele também desempenha outras ações positivas no organismo e pode ser consumido por pessoas que não seguem a dieta vegana, mas que estão em busca de aumentar o consumo de fibras, melhorar o trânsito intestinal, emagrecer de maneira saudável, entre outros.

Entretanto, lembre-se sempre de consumir o psyllium conforme orientação profissional e ingerindo muita água. Afinal, por ele absorver muita água e ser extremamente rico em fibras, quando consumido em excesso, pode causar desidratação ou desconforto abdominal.

Como usar o Psyllium para substituir o ovo em receitas veganas?

Pois bem, se você chegou até aqui significa que você já entendeu melhor o que é o psyllium e quais as principais características deste poderoso alimento. Agora, é hora de te mostrar como você pode utilizá-lo de forma prática para substituir ovo em receitas veganas.

O psyllium, quando misturado com água, fica em um aspecto de gel e/ou cola. Por absorver a umidade, ajuda a formar uma textura macia e mais elástica nos preparos, imitando a função do glúten e deixando os pães, bolos e demais massas mais “fofos”.

Entretanto, apesar de ele ser uma excelente substituição vegana para as receitas, vale lembrar que ele não imita perfeitamente o ovo. E, na verdade, isso vale para todo e qualquer ingrediente. Afinal, cada insumo tem suas particularidades e elas se comportam de maneira distinta nas receitas.

Psyllium X Ovo

Os ovos são utilizados nas receitas para desempenhar duas funções principais:

  • Expansão;
  • “Dar liga”.

Quando falamos de receitas que pedem clara em neve, eles estão desempenhando a função de expansão. Quando falamos de receitas de massa de torta, mais crocantes e baixinhas, a função dos ovos é a de liga.

Ao utilizar o psyllium ou qualquer outro ingrediente para substituir ovo em receitas veganas, é importante compreender que não existe uma substituição exata para dar o volume fornecido por ele. Os ingredientes como o psyllium, a farinha de linhaça ou a chia, por exemplo, são excelentes para dar liga.

Porém, para conquistar a expansão desejada, é o ideal é combinar esses insumos com vinagre de maçã, bicarbonato de sódio ou fermento.

Normalmente, uma colher de sopa de psyllium (dissolvida em ¾ de xícara de água) equivale a 3 ovos. Porém, é sempre interessante testar antes a receita até encontrar o ponto que você considere ideal.

Outras opções para substituir ovo em receitas veganas

Além do Psyllium, que é o grande destaque desse nosso texto, existem diversos ingredientes que podem ser utilizados para substituir ovo em receitas veganas. Algumas boas opções para você conhecer, testar e experimentar são:

  • Linhaça moída: misture uma colher de linhaça moída com três colheres de sopa de água até criar uma consistência espessa e cremosa, parecida com a do ovo.
  • Proteína de soja: misture uma colher de sopa de proteína de soja em pó e três colheres de sopa de água.
  • Semente de chia: misture uma colher de semente de chia com 80 ml de água e deixe descansar por 15 minutos. A chia vira uma espécie de gel, substituindo o ovo.
  • Ágar Ágar: misture uma colher de sopa de ágar ágar com uma colher de sopa de água.
  • Banana madura: amasse meia banana madura, deixando-a cremosa.
  • Manteiga de amendoim: use três colheres de sopa de manteiga de amendoim sem adoçar.

 

 

Pronto para usar o psyllium para substituir ovo em receitas veganas?

E então, gostou das nossas dicas para usar o psyllium para substituir ovo em receitas veganas?

Ah, aproveite e diga para nós: você já conhecia esse ingrediente, ou ficou curioso e não vê a hora de experimentá-lo nas suas receitas? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência com o psyllium – e aproveite para deixar boas dicas de receitas com ele!

Vitao

Newsletter

Descubra com a gente uma vida nova e cheia de sabor.

  • 4
    pessoas curtiram

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios *