COMER
Sobremesa com zero açúcar é possível?
Sobremesa zero acucar

Não é de hoje que sabemos que o consumo demasiado de açúcar faz mal para a saúde, certo? Porém, o que fazer quando bate aquela vontade de comer um doce? Acredite: apostar em uma sobremesa zero açúcar pode ser uma solução prática, saborosa e muito mais saudável para o seu organismo.
E é para te mostrar algumas das principais vantagens em reduzir o consumo de açúcar na sua rotina e, também, trazer boas opções de sobremesas sem esse ingrediente que nós preparamos esse texto. Acompanhe!

Vantagens da sobremesa zero açúcar

Primeiramente, sabemos que cortar completamente o açúcar da dieta é uma tarefa bem complicada. Por isso, não estamos falando de proibi-lo, mas sim de procurar alternativas equilibradas para diminuir o consumo dele no dia a dia.
Para te ajudar nessa missão, trouxemos alguns dos benefícios que você passa a observar quando opta pela sobremesa zero açúcar e, dessa forma, reduz o consumo da sacarose na sua rotina.

É mais saudável

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), é indicado que o consumo de açúcar não ultrapasse 20 gramas/dia em uma dieta de até 2 mil kcal. Mesmo assim, o ideal é que o seu consumo seja o menor possível.
Ainda, é importante ressaltar que o consumo do açúcar aumentou com o passar dos anos. Enquanto na década de 1930 cada habitante consumia cerca de 15 kg/ano de açúcar, hoje, essa média está próxima dos 50 kg/ano.
Sobremesa zero acucar
Já no Brasil, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos últimos 50 anos houve a adição de cerca de 68 gramas diários de açúcar na dieta dos brasileiros.
Muito disso acontece porque, além das sobremesas, outros alimentos e bebidas consumidos ao longo do dia também contam com açúcar na sua composição.
Não estamos falando necessariamente da colherzinha de açúcar que algumas pessoas colocam no café, chá ou suco, mas também das receitas de pães, molhos e tantos outros pratos que podem conter o açúcar de forma mais “escondida”.
Assim sendo, optar por uma sobremesa zero açúcar pode ser uma maneira inteligente e saudável para balancear a sua alimentação e minimizar o consumo da sacarose.

É sem açúcar, mas mata a vontade de doce!

Quem disse que é necessário o consumo do açúcar para matar a vontade de doce está errado. Isso porque a sobremesa zero açúcar pode fazer muito bem esse papel.
Além das diversas opções de frutas, você também encontra o sabor adocicado, naturalmente, no mel. Também, existem especiarias que cumprem muito bem a função de tornar receitas doces que não possuem açúcar mais saborosas, como a baunilha, a canela, o anis, o cardamomo e muitos outros.
Outra opção são os produtos prontos, preparados com ingredientes equilibrados e também, é claro, livres de sacarose. Na loja da Vitao, por exemplo, você encontra diversas opções de sobremesa zero açúcar. Tem brigadeiro, doce de leite, cocada, beijinho, diversos tipos de chocolate, cookies, geleias e várias outras opções para matar a vontade de comer doce sem precisar consumir o açúcar.

Traz novidades, estimula e treina o seu paladar

Quem tem o hábito de consumir alimentos muito salgados, acaba tendo o paladar “viciado” no sal. E o mesmo acontece com o açúcar. Pessoas que consomem muito açúcar, viciam o paladar no sabor doce.
Dessa forma, optar pela sobremesa zero açúcar, além de ser uma forma de experimentar novas receitas e sabores, também é uma maneira de retirar esse vício do açúcar. E assim como qualquer mudança, ele deve ser feito de maneira gentil e calma. Se possível, sempre acompanhada por um médico ou um especialista que possa indicar boas formas de reduzir, aos poucos, o consumo do açúcar.
Sobremesa zero acucar
Se hoje você costuma consumir café com açúcar, por exemplo, que tal ir aos poucos diminuindo a quantidade de sacarose? Quem sabe, em algum momento você passe a preferir o café sem açúcar e passe a saboreá-lo puro, assim como muita gente faz.

Outros benefícios da redução do consumo de açúcar

Além das vantagens que citamos acima, optar pela sobremesa zero açúcar e reduzir o consumo de sacarose em geral pode trazer outros pontos positivos para a sua saúde. Dentre eles:

  • Diminuir os riscos de diabetes;
  • Favorecer o emagrecimento saudável. Já que o simples fato de consumir menos açúcar já significa que você está ingerindo pelos calorias;
  • Aumentar a disposição. Já que o excesso de açúcar circulando no organismo se transforma em gordura, o que interfere no equilíbrio do sistema nervoso e pode diminuir a disposição depois de “picos energéticos”;
  • Melhorar o aspecto da pele, deixando-a com aparência mais jovem e sem o aparecimento de acne. Isso acontece porque todos os alimentos que elevam os níveis de açúcar no sangue também podem causar alterações hormonais. Essas flutuações nos níveis de hormônio impactam diretamente na pele.

Sugestões de sobremesa zero açúcar para você experimentar

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os benefícios da sobremesa zero açúcar, que tal experimentar algumas receitas?
Existem algumas extremamente simples, como, por exemplo o…

Sorvete de banana sem açúcar

Para fazê-lo, tudo o que você precisa é de 3 a 4 bananas médias. Basta descascá-las, cortar em rodelas e levar ao congelador até que fiquem bem congeladas – pelo menos duas horas.
Depois, é só bater elas no liquidificador ou processador de alimentos até que mude a consistência e fique mais cremosa. Você pode consumir na hora ou deixar no congelador para comer mais tarde.
Porém, se você busca por opções de sobremesa zero açúcar um pouco mais elaborada, no nosso blog você encontra várias opções de receitas. Aqui, selecionamos algumas que podem deixar o seu dia muito mais doce, olha só:

Agora é só escolher a sua receita preferida e caprichar na sua sobremesa zero açúcar!
 


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS