Você já deve ter ouvido muitas vezes aquela frase que diz “nós somos o que comemos”, certo? Neste cenário, saber mais sobre a importância da alimentação saudável para prevenir problemas de saúde ganha ainda mais força. Afinal, é essencial buscar por uma dieta equilibrada, nutritiva e, é claro, que ajude a manter o organismo saudável. E é isso o que vamos te mostrar hoje!
Você sabia que diversas doenças e condições, que vão desde o câncer, passando por problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, problemas ósseos, anemia, depressão e tantas outras poderiam ser, em alguns casos, prevenidas ou amenizadas com uma alimentação saudável e uma rotina equilibrada? Isso mesmo.
É claro que são diversos os fatores que podem desencadear essas patologias. Porém, o câncer de mama, por exemplo, de acordo com estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, poderia ser evitado em 27% dos casos com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Chocante, não é mesmo?
Isso acontece porque a combinação de uma vida sedentária somada ao consumo de alimentos inflamatórios e ultraprocessados podem gerar estímulos fisiológicos no organismo e, com o passar do tempo, tornarem-se problemas maiores para o organismo.
Para falar mais sobre a importância da alimentação saudável para prevenir problemas de saúde, listamos abaixo os componentes que devem estar presentes nas suas refeições. Eles são nutritivos e extremamente importantes para fazer com que o organismo continue funcionando de maneira saudável. Confira!
Encontrada em diversos alimentos, como:
O consumo de fibras auxilia o sistema digestivo a facilita a sua regulação, controlando os níveis de colesterol e glicemia. Dessa forma, atua na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de cólon.
O cálcio já é um velho conhecido no que diz respeito à saúde óssea. Encontrado em produtos lácteos variados (como leite, iogurtes e queijos), no brócolis e em folhas de cor verde-escura, o consumo adequado de cálcio é essencial para retardar ou até mesmo evitar a osteoporose, uma patologia que deixa os ossos frágeis e porosos.
Lembre-se de que o que você come influencia diretamente a sua saúde, reflete na sua imunidade e, também, pode auxiliar em uma recuperação mais rápida de possíveis problemas.
A falta de ferro no organismo pode gerar a anemia, uma doença que gera apatia, palidez, fadiga, dor de cabeça, falta de apetite, falhas na memória, taquicardia, entre outros.
Porém, essa condição pode ser, em vários casos, corrigida com uma alimentação saudável, nutritiva e com uma quantidade adequada de ferro. Assim sendo, insira alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, cereais integrais, frutas, legumes, brócolis, couve, espinafre e demais vegetais verde-escuros. Porém, lembre-se sempre de ter um acompanhamento médico, afinal, o excesso de ferro no sangue também pode trazer problemas.
Quando há a falta de proteína no organismo, é possível que haja fraqueza muscular e diminuição da imunidade do organismo. Por isso, para evitar que isso aconteça e você possa manter a sua saúde equilibrada, aposte em alimentos que contenham esse nutriente, como carnes (branca e vermelha), leite e derivados, clara de ovo e leguminosas variadas, como lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, entre outros.
Primeiramente, é essencial ressaltar que uma alimentação saudável é variada. Ou seja, por mais que um alimento como o brócolis, por exemplo, seja extremamente saudável e rico em nutrientes, somente ele não será possível para você manter a sua dieta equilibrada e saudável.
Além disso, o consumo de água deve sempre fazer parte da sua rotina. Se possível, busque beber pelo menos 2 litros diários, ou de acordo com a orientação do seu médico ou nutricionista.
Dito isso, podemos prosseguir para outro tópico importante na hora de compreender a importância da alimentação saudável para prevenir problemas de saúde: o que deve ser evitado.
Para manter a sua dieta saudável busque sempre por opções de produtos mais naturais e menos processados. Ao invés de um refrigerante, por exemplo, opte pelo suco natural, se possível.
Também, alimentos ultraprocessados, embutidos (como presunto, salsicha, mortadela, entre outros), fast foods, com muito açúcar (como bolachas, bolos e demais guloseimas) e, com muito sal, devem ser consumidos com moderação.
Além deles, molhos com maionese, frituras, carnes vermelhas e demais insumos ricos em gordura também devem ser vistos com atenção.
Entretanto, além da escolha do alimento, a sua forma de preparo também influencia na saúde. Assim sendo, se possível, opte por métodos de cozimento como vapor, fervura, ensopados, assados, cozidos ou guisados. Deixe de lado as frituras com muito óleo.
Com as nossas dicas, você já conseguiu compreender melhor sobre a importância da alimentação saudável para prevenir problemas de saúde, certo? Ademais, lembre-se sempre de ter um bom acompanhamento médico profissional para manter a sua rotina saudável e equilibrada e, é claro… Conte com a VITAO para deixar o seu dia mais prático e saboroso, sem deixar a saúde de lado!