Sabemos que a alimentação de uma pessoa para outra varia muito. Entretanto, não há como negar que existem pratos e receitas que se tornaram “clássicos” e conquistam grande parte das pessoas. E o macarrão, com certeza, é um desses alimentos.
E não estamos falando somente de “achismos”, não. De acordo com uma pesquisa da Nielsen encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália.
Além disso, o macarrão está presente no lar e na vida de 98,7% dos brasileiros. Muita coisa, não é mesmo? E você, também é fã dessa massa? Então continue acompanhando o nosso texto!
A origem do macarrão é bem incerta, pois há uma disputa entre italianos, chineses e árabes para saber de onde vem essa iguaria.
Uma das primeiras referências à massa vem lá dos longínquos 2.500 A.C, em que era feito o cozimento de uma pasta a partir de uma mistura de cereais e água pelos povos da Assíria e da Babilônia.
Ainda, há outra teoria, a de que o trigo era plantado às margens do Rio Nilo. De acordo com essa tese, como os árabes dominavam o comércio no mediterrâneo, eles teriam levado a massa até a Europa.
Entretanto, a versão mais comum da origem do macarrão é que ele tem origem chinesa e que Marco Polo, depois de permanecer 12 anos naquele país, levou a massa para a Itália e, a partir disso, ela foi difundida por toda a Europa.
No Brasil, o macarrão chegou junto com os imigrantes italianos, no século 19. Com o passar do tempo, foi caindo no gosto das pessoas e hoje já se tornou parte da cultura brasileira.
Abrir o pacote de macarrão, colocar a massa na água fervente, adicionar sal e esperar o tempo de cozimento. É só isso o que você precisa fazer para preparar o seu macarrão. Ou seja, ele funciona como uma tela em branco em que é possível criar os mais diversos sabores.
Seja como prato principal, como salada ou acompanhamento, o macarrão sempre faz sucesso. E é toda essa praticidade e liberdade de criação que faz com que a pasta ganhe tanta popularidade em solo brasileiro e, também, ao redor do mundo.
Além disso, hoje já é possível encontrar tipos de macarrão dos mais diversos formatos, cores, sabores e ingredientes. Inclusive, ele pode ser consumido até mesmo para quem segue dietas mais restritivas e busca uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Mas é claro que pode! Nutritivo e rico em carboidratos, o macarrão pode ser encontrado em versões mais tradicionais e, também, integrais e menos calóricas.
Como são cada vez mais pessoas que seguem um estilo de vida mais saudável e/ou com restrições alimentares, foi importante que o macarrão e demais massas se adaptassem a essa novidade.
Ademais, vale lembrar que, apesar da busca pela alimentação saudável, a praticidade ainda é muito valorizada pelas pessoas. Então, encontrar um alimento que seja prático, saudável e, ao mesmo tempo, gostoso, é um ponto extremamente positivo.
Macarrões preparados a partir da Farinha de Trigo Integral seguem todos os pontos que falamos acima – afinal, ele continua sendo prático, saboroso e, ao mesmo tempo, saudável. Obtida por meio da moagem dos grãos de trigo inteiro, a farinha de trigo integral não passa pelo processo de refinamento. Assim, são preservadas boas partes dos nutrientes do insumo.
Ela pode ser usada para substituir a farinha branca nas mais diversas receitas doces e salgadas. Inclusive, é claro, no preparo do macarrão.
Caso você queira experimentar, é possível comprar a farinha integral e preparar a sua própria massa caseira ou, então, comprar diretamente o macarrão integral. Na Vitao, por exemplo, você encontra o Macarrão Integral Spaguetti e o Macarrão Integral Tornilho.
Ambas as massas são feitas com farinha de trigo integral e sêmola de trigo, sendo mais nutritivas que as versões feitas com farinha branca. Ainda, são poderosas fontes de fibra. Assim sendo, auxiliam a aumentar a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam até mesmo a prevenir doenças cardiovasculares.
Além das fibras, as massas integrais da Vitao têm baixo teor de sódio, ficam deliciosas com qualquer molho e/ou receita e, é claro, têm uma forma de preparo fácil e rápida.
Como já falamos anteriormente, o macarrão é uma (deliciosa) tela em branco. Ou seja, você pode prepará-lo como bem entender, seja aproveitando o que você já tem na sua geladeira e/ou despensa ou fazendo uma receita mais elaborada e refinada.
Entretanto, se está em busca de inovar e testar algumas receitas diferentes, trouxemos três pratos deliciosos que levam o macarrão como ingrediente principal e, com certeza, vão conquistar você e a sua família. Dentre eles, tem até uma receita de salada fria de macarrão! Diferente, não é mesmo? Olha só:
Gostou das nossas sugestões de receitas para preparar a sua pasta?
Então… Que tal deixar o momento de cozinhar ainda melhor, com uma trilha sonora inspiradora? Confira 3 Playlists do Spotify inspiradoras para melhorar o seu dia e capriche na hora de preparar o seu macarrão!