De tempos em tempos, surgem alimentos e ingredientes que estampam as manchetes e se tornam os “queridinhos do momento”. E o óleo de coco é um desses, já que, de anos para cá, ganhou grande notoriedade na mídia. E acredite: isso não aconteceu à toa. Afinal, ele pode ser consumido diariamente e, dentre seus inúmeros benefícios para o organismo, o óleo de coco é bom pra memória. Interessante, não é mesmo?
Abaixo vamos falar um pouco mais sobre essa fonte de energia tão poderosa para o organismo e já avisamos: se você ainda não inseriu o óleo de coco na sua rotina, talvez seja a hora de repensar esse fato e adicioná-lo no seu cardápio diário. Sempre, é claro, com moderação. Acompanhe!
O óleo de coco é bom pra memória e para o funcionamento do cérebro como um todo. Isso acontece porque ele é riquíssimo em TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura boa que compõe cerca de 70% da membrana dos nossos neurônios.
Dentre suas ações, o TCM tem a capacidade de “encapar” os neurônios, aumentar a velocidade das suas conexões e, até mesmo, em alguns casos, pode devolver memórias perdidas.
Para compreender melhor, lembre-se de que os neurônios são a base do sistema nervoso. Elas são as células responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro e, por isso, são essenciais para o seu bom funcionamento. Por isso, conhecer maneiras de ajudar a mantê-las saudáveis é tão importante. Neste cenário, o óleo de coco ganha destaque.
Em um importante estudo publicado no jornal Neurobiology of Aging 2004, foi revelado que o consumo de TCM resultou na melhora quase que imediata da função cognitiva de pacientes idosos com perda de memória. Mas vai além disso!
Por ser uma excelente fonte de TCM, o óleo de coco funciona como uma espécie de “combustível” para a membrana do neurônio. O consumo do TCM oferece um aporte de gordura boa que ajuda a revestir os neurônios com uma camada extra de proteção. Para exemplificar:
Sabe quando você encapa os fios de algum eletrônico para evitar curtos circuitos e promover uma conexão mais ágil e de melhor qualidade? É basicamente isso que o TCM faz com os neurônios. Ou seja, ele ajuda a protegê-los, entregando conexões qualificadas, e evitando “curtos circuitos” – neste caso, tratando-se do cérebro, os curtos circuitos podem ser entendidos como os apagões e falhas de memórias.
Mari Zen, editora da Jolivi, cita o Dr. Alain Dutra, o especialista que concluiu que o óleo de coco é uma peça importante para a prevenção e, até mesmo, reversão do Alzheimer. É dito que, ao encapar muito bem um neurônio que estava desgastado, ele pode voltar a funcionar.
Além do Alzheimer, outras patologias degenerativas do cérebro também irão responder de forma positiva ao consumo diário do óleo de coco. Assim sendo, ele pode ser utilizado para o tratamento e prevenção de enxaqueca, Parkinson, epilepsia, Esclerose Lateral Amiotrófica, entre outros. Ainda, pode auxiliar a manter a concentração e o foco, estimulando o rendimento nos estudos.
– Veja também: A importância da alimentação saudável para prevenir e amenizar problemas de saúde
Agora que você já sabe que o óleo de coco é bom pra memória, também é hora de citar outros benefícios que ele trazer para o organismo:
Apesar de trazer inúmeros benefícios para o organismo, o óleo de coco deve ser consumido moderadamente. O ideal é conversar com um médico ou nutricionista antes de inserir um novo alimento no seu cardápio.
Além disso, é importante escolher um óleo de coco de boa qualidade para o seu dia a dia. Por isso, opte por aqueles que tenham um aroma e um paladar limpos, com gosto e cheiro de coco.
Ademais, o óleo de coco pode ser consumido de diversas maneiras. É possível diluí-lo em bebidas quentes, como chá e café, deixando-os mais nutritivos. Também, pode ser usado para cozinhar e/ou fritar carne, peixes, legumes, ovos, entre outros, já que ele não oxida em altas temperaturas.
O óleo de coco ainda funciona muito bem nas sobremesas e para temperar saladas. Uma dica é turbinar algumas receitas com ele. Que tal fazer a sua própria granola ou turbinar a sua Granola Vitao preferida com óleo de coco? Isso irá deixá-la ainda mais nutritiva e com um sabor delicioso.
Entretanto, caso prefira consumi-lo puro, a recomendação é ingerir uma dose máxima de duas colheres de sopa por dia. Por esse óleo ser rico em gorduras boas, é comum que alguns organismos precisem de alguns dias de adaptação. O ideal é começar com uma dose menor, como meia colher de sopa e, aos poucos, aumente a dose, seguindo sempre os sinais do seu corpo e a orientação profissional.
Também, é possível suplementar o TCM de outras maneiras, comprando suplementos específicos dessa gordura boa.
Por fim, seja qual for a sua opção, vale sempre lembrar que o óleo de coco é bom pra memória e, quanto antes você inseri-lo no seu cardápio, antes você poderá contar com seus benefícios.