COMER
Chocolate vegano: Saiba mais sobre o produto e como escolher o melhor
Chocolate vegano: Saiba mais sobre o produto e como escolher o melhor

Estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis implicam em mudanças na alimentação. E, com cada vez mais adeptos à essas formas de viver, surgem novas opções de produtos que facilitam essa adaptação. O chocolate vegano é um desses exemplos. Ele existe para provar que sim, é possível seguir um estilo de vida mais consciente e, ao mesmo tempo, não abrir mão de delícias do cardápio. Basta fazer boas escolhas.

De maneira resumida, veganos são aqueles que deixam de consumir qualquer tipo de produto que tenha origem animal. Ele envolve mais do que apenas a dieta, pois veganos também não utilizam peças de roupas provindas de animais (como o couro, por exemplo) e, ainda, não usam produtos testados em animais. 

Mas, se não é possível utilizar leite, mel, glicerina e albumina na composição do chocolate, pois esses ingredientes são derivados de animais… 

Do que é feito o chocolate vegano?

Pois bem, o chocolate vegano pode ser feito com inúmeras outras combinações de ingredientes! Exatamente por isso não existe apenas uma opção de chocolate vegano, mas sim um leque de escolhas. Basta escolher aquele que mais agrade o seu paladar.

Para a produção de um chocolate vegano, saem os insumos citados anteriormente e entram outros produtos como a manteiga de cacau e a de amêndoas. Também, o leite de vaca é substituído por leites vegetais, como o de coco, abacate, amêndoas ou soja. A Lecitina de girassol e a de soja também podem compor o preparo de um chocolate vegano.

Por que optar pelo chocolate vegano? Quais são seus benefícios?

Por ser livre de ingredientes de origem animal, o chocolate vegano não conta com leite de vaca na sua composição. Sabemos que o leite de vaca pode causar muita indisposição e desconforto em pessoas que não seguem dietas veganas e vegetarianas, mas que são intolerantes à lactose, por exemplo. 

Assim, se uma pessoa intolerante à lactose desejar comer um chocolate sem lidar com os incômodos causados por essa condição, ela pode escolher um chocolate vegano e comê-lo sem medo!

Além dessa questão envolvendo a lactose, pode-se dizer que o maior benefício de se optar pelo chocolate e demais alimentos veganos é saber que você está consumindo um produto de origem mais consciente e sustentável. 

Como escolher o melhor chocolate vegano

Como já falamos anteriormente, existem diversas combinações de ingredientes que podem fazer parte do preparo de um chocolate vegano. Entretanto, para escolher aquele que mais agrade o seu paladar, é possível seguir algumas dicas.

Primeiramente, decida qual é o tipo de chocolate vegano que você deseja comer. Ou seja: você quer um chocolate ao leite, um meio amargo ou um branco? É a partir dessa decisão que você tem mais chances de encontrar o melhor chocolate para o seu paladar. 

Critérios para escolher o melhor chocolate vegano 

1. Chocolate vegano ao leite

Se você decidiu que deseja comer um chocolate vegano ao leite, verifique qual é o leite de origem vegetal utilizado na receita. Isso acontece porque são inúmeras opções de leites vegetais, então, busque aquele que mais agrade o seu paladar. 

Ainda, existem alguns chocolates veganos que utilizam emulsificantes no lugar do leite vegetal, pois esses ingredientes ajudam a alcançar uma textura do chocolate tradicional. 

Esse é o caso do Chocolate 50% cacau, da VITAO, que conta com lecitina de girassol, um emulsificante que garante uma textura deliciosa “que derrete na boca”. Ainda, além de ser vegano, ele também não contém adição de açúcar, sendo uma opção mais saudável e gostosa para a sua rotina!

2. Chocolate vegano amargo ou meio amargo

Nos chocolates amargos e/ou meio amargos, o que espera-se é um sabor um pouco mais forte. Por isso, na hora de escolher o seu, busque aquele com alta porcentagem de cacau na sua composição. 

Duas boas opções de chocolate vegano meio amargo que você pode optar são o Chocolate Meio Amargo Proteico, da VITAO ou o Chocolate 70% Cacau, também da VITAO.

Inclusive, os chocolates amargos e meio amargos são aqueles que trazem mais benefícios para a saúde. E isso acontece justamente por eles serem mais ricos em cacau. Sabe por que isso acontece? Confira o que o cacau faz para o seu organismo e surpreenda-se! 

3. Chocolate vegano branco 

Se o seu desejo é o de comer um chocolate branco vegano, a principal dica é conferir se a manteiga de cacau está entre os primeiros ingredientes da lista da composição do chocolate.

Sempre que você vê a lista de ingredientes de um produto industrializado, saiba que os itens são ordenados conforme a quantidade do ingrediente naquele preparo. Assim sendo, se você quer um bom chocolate branco, busque por aquele que tenha manteiga de cacau antes de outros ingredientes, como açúcar, leite, entre outros.

Esse é o caso do Chocolate Branco Vegano Zero da VITAO, que tem uma composição enxuta, tendo como primeiro ingrediente a manteiga de cacau e utiliza o leite de arroz em pó como substituto do leite tradicional na sua composição. Ainda, ele também conta com a lecitina de soja, que ajuda a garantir a textura deliciosa do chocolate. 

Muito além do chocolate vegano 

A VITAO entende que o estilo de vida vegano é mais saudável e sustentável. Por isso, além do chocolate vegano, contamos com uma extensa linha de produtos que são livres de ingredientes de origem animal e podem ser consumidos por quem segue o veganismo. 

Além disso, também temos várias sugestões de receitas veganas para você experimentar no seu dia a dia. Que tal fazer um Bolo Vegano de Maçã com Nozes ou um Tartare Vegano para a próxima refeição?


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS