COMER
Páscoa, chocolate e intolerância à lactose: como conciliar

Páscoa e intolerância à lactose não combinam, não é mesmo? Entretanto, como lidar com a intolerância durante essa festividade recheada de chocolates e demais delícias? É isso o que vamos te mostrar hoje!

E já vamos ressaltar que o primeiro passo é entender que: sim, é possível aproveitar a Páscoa mesmo sofrendo com intolerância à lactose. Acompanhe!

A origem da Páscoa

A Páscoa como conhecemos hoje, que traz símbolos relacionados aos ovos e aos coelhos, é uma mescla da religião cristã com tradições dos povos germânicos. Inclusive, existem historiadores que relacionam a Páscoa com o culto à deusa germânica Eostern.

Para o cristianismo, ela é uma das datas mais importantes do calendário, afinal, relembra a  crucificação e ressurreição de Cristo.

Voltando aos símbolos relacionados à Pascoa, acredita-se que o coelho e os ovos eram vistos como símbolos da fertilidade pelos povos antigos. Assim, à medida que eles foram passando pelo processo de conversão ao cristianismo, esses elementos foram absorvidos pela Páscoa Cristã. E, então, permanecem na nossa cultura até os dias de hoje.

Neste cenário, passaram a ganhar espaço os ovos decorados e, também, é claro… Os ovos de chocolate. E é mais sobre eles que falaremos abaixo.

Páscoa e intolerância à lactose: 3 dicas para conciliá-las

Conforme falamos lá no começo do texto: sabemos que Páscoa e intolerância à lactose não combinam. Porém, de acordo com a ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), é estimado que, no Brasil, 40% da população apresente hipolactasia (intolerância à lactose) do “tipo adulto”, que se inicia após os três anos de idade.

Ou seja: apesar de a Páscoa e a intolerância à lactose não combinarem, é preciso compreender essa realidade da população e, a partir disso, encontrar formas de aproveitar a celebração. Aqui, preparamos 3 dicas para você!

1. Busque por chocolates sem lactose

Hoje já é possível encontrar uma infinidade de chocolates (deliciosos!) que são livres de lactose. Existem aqueles que são feitos à base de soja e alfarroba, por exemplo, que não possuem lactose.

Ainda, os chocolates feitos com cacau puro também merecem destaque e podem ser consumidos por quem é intolerante à lactose. Alguns bons exemplos que selecionamos para você são:

  • Chocolate Zero Lactose. Feito com o mais puro cacau, zero açúcar e sem glúten, é uma excelente alternativa para aproveitar a Páscoa sem deixar de lado o sabor do chocolate – e, é claro, sem precisar lidar com maiores incômodos causados devido à intolerância. O chocolate Zero Lactose da VITAO pode ser consumido puro ou, então, utilizado para receitas de sobremesa.
  • Bombom de Chocolate Zero Lactose. Além da barra de chocolate citada acima, você também pode optar pelos bombons zero lactose. Assim como a barra, eles são livres de glúten e açúcar e são produzidos à base do cacau puro. Os bombons são feitos na medida certa para aqueles momentos que bate aquela vontade de um docinho ou, ainda, como uma dose extra de energia antes da atividade física.

Inclusive, buscar por chocolates com cacau puro e maior índice de cacau é uma excelente dica até mesmo para quem não é necessariamente intolerante à lactose, mas que deseja optar por chocolates mais saudáveis na sua rotina. Afinal, não é só durante a Páscoa que costuma-se consumir chocolates, não é mesmo?

– Para saber mais sobre os benefícios do cacau para a sua saúde, confira: O que o cacau faz para o seu organismo?

2. Se necessário, recorra às enzimas de lactase

Vendidas nas farmácias, as enzimas de lactase servem para repor as enzimas do sistema digestório, auxiliando na digestão do leite.

Assim sendo, caso não seja possível optar por um chocolate sem lactose, busque por essa outra alternativa para evitar os desconfortos causados pelo consumo do leite e seus derivados.

Para saber qual é a melhor enzima de lactase para você, lembre-se de consultar um profissional (médico ou nutricionista) para que eles possam te indicar a melhor solução para cada caso.

3. Faça suas próprias sobremesas de Páscoa – sem lactose, é claro!

Uma excelente forma de conciliar a Páscoa e a intolerância à lactose é aproveitar o momento para fazer as sobremesas para a festa. Assim, você mesmo escolherá os ingredientes que farão parte das receitas e, além de tudo, poderá mostrar para sua família que é possível, sim, comer chocolates e sobremesas gostosas e livres de lactose.

Acredite: se mais alguém estiver presente, vai ficar eternamente agradecido à você por ter tomado essa iniciativa!

Ademais, lembre-se que não é só o chocolate que pode ser a base da sua receita. Que tal inovar a criar pratos que usam apenas o cacau? Ou, então, escolher alguma receita que tenha como base as frutas? Você pode fazer conservas e geleias deliciosas, sorbets, saladas de frutas, entre outros!

Seja qual for a sobremesa escolhida, com certeza ela ficará uma delícia com os Drageados Zero Lactose com Cranberry da VITAO salpicados por cima!

Com essas dicas, é hora de aproveitar a Páscoa sem deixar que a intolerância à lactose atrapalhe a celebração!

Mais do que dar e receber presentes e/ou comer os tão aguardados ovos de chocolate, lembre-se de que o verdadeiro significado da festa é celebrá-la com quem você ama. Por isso, aproveite muito os momentos ao lado de quem está contigo e crie uma Páscoa inesquecível para todos!


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS