COMER
Tipos de Adoçantes: Saiba tudo!
Tipos de Adoçantes: Saiba tudo!

Os adoçantes surgem como uma alternativa para quem quer adoçar o paladar, mas não pode e/ou está diminuindo ou evitando o consumo do açúcar. Entretanto, existem diversos tipos de adoçantes disponíveis, e isso pode causar uma confusão na hora de as pessoas escolherem qual utilizar.

Por isso, aqui vamos esclarecer as suas dúvidas sobre os tipos de adoçantes naturais e, também, os artificiais.

Entenda quais são os mais recomendados para você e, é claro, siga as orientações do seu médico e/ou nutricionista para adequar a quantidade de adoçante recomendada para o seu cardápio.

Ainda, antes de te falar mais sobre os tipos de adoçantes, te convidamos a ler o artigo que explica a diferença entre alimentos zero açúcares e zero adição de açúcares! Talvez seja uma boa leitura para complementar o seu conhecimento no assunto!

7 tipos de adoçantes e suas principais características

Normalmente, os adoçantes destacam-se por não aumentarem os níveis de glicose no sangue e, também, serem menos calóricos que o açúcar. Ainda assim, todos eles apresentam diferenças e particularidades. Olha só:

1. Sucralose

A sucralose é um tipo de adoçante extraído da cana-de-açúcar e estável a altas temperaturas. Assim, ela atua como uma excelente substituta do açúcar branco para produtos assados.

Além disso, pode estar presente em outros alimentos e bebidas variadas, desde gelatinas, chicletes, sobremesas congeladas à base de leite, entre outros.

Adoçando até 600 vezes mais do que a sacarose, ela é completamente eliminada do organismo por meio da urina em um prazo máximo de 24 horas.

A sucralose também não produz cáries e não tem calorias. Dessa forma, costuma ser bastante utilizada por quem não pode ou não quer adicionar calorias à dieta.

Inclusive, a sucralose é um dos adoçantes que está presente nos produtos da VITAO. Ela, juntamente com o maltitol (que falaremos sobre logo abaixo), ajuda a dar um gosto adocicado e delicioso em alimentos como o Cookies Sem Glúten Zero Cacau com Grãos Ancestrais, o Bolo de Caneca Chocolate, a Cocada Ao Leite Zero e a Geleia Zero Amora.

2. Maltitol

O maltitol é um adoçante da classe dos polióis. Com sabor agradável, ele tem cerca de 75% a 90% da doçura do açúcar de mesa comum.

Produzido por meio da hidrogenação da maltose, que é obtida a partir do amido, o maltitol não escurece e nem carameliza como os açúcares. Além disso, apesar de ser usado com frequência para substituir os açúcares na produção de alimentos sem açúcar, o maltitol também pode substituir a gordura que dá a textura cremosa ao alimento.

O adoçante tem uma sua absorção gradual e lenta pelo organismo. Também, apresenta um baixo índice glicêmico, podendo ser um aliado nas  dietas de diabéticos para o controle da glicemia e, também, para quem faz controle na ingestão de açúcares de modo geral.

Não-cariogênico e com calorias significativamente reduzidas, é um tipo de adoçante que também se faz presente em diversos alimentos e produtos. Dentre eles, é utilizado para adoçar deliciosos preparos com zero adição de açúcares, como os da linha Zero Açúcar  da VITAO Alimentos. Por exemplo: o Doce de Leite Zero Puro, o Chocolate Ao Leite Zero, o Brigadeiro Zero, e muitas outras iguarias que são adoçadas com o maltitol.

3. Xilitol

O xilitol, assim como o maltitol (que acabamos de citar), o eritritol, e o sorbitol, também é um poliol. E todos eles são tipos de adoçantes naturais.

Extraído da fibra de frutas e vegetais, o xilitol tem um baixo índice glicêmico, não prejudica os dentes e tem uma capacidade de adoçar muito parecida com a do açúcar.

Para utilizá-lo em receitas, basta utilizá-lo nas mesmas proporções do açúcar branco, já que a sua capacidade de adoçar é muito semelhante à da sacarose.

Para saber mais sobre o xilitol e outros ingredientes que também são boas alternativas ao açúcar branco, confira:  6 opções naturais para substituir o açúcar branco

5.Eritritol

Da mesma origem do xilitol, o eritritol é mais um adoçante natural pouco calórico e que funciona como uma excelente alternativa para pessoas que desejam emagrecer e/ou têm diabetes.

Tipos de Adoçantes: Saiba tudo!

O eritritol traz apenas 0,2 calorias por grama, sendo quase um adoçante sem valor calórico, e apresenta cerca de 70% da doçura do açúcar. Entretanto, vale ressaltar que ele possui maior efeito laxativo, por isso, é importante não abusar na quantidade!

5. Sorbitol

Dando continuidade ao nosso artigo sobre os tipos de adoçantes, é hora de falar do sorbitol, um adoçante que é encontrado naturalmente em frutas como a ameixa e a maçã e  tem metade do poder adoçante do açúcar.

Ainda comparando-o com a sacarose, o sorbitol apresenta 2,6 calorias por grama, enquanto cada grama de açúcar traz 4 calorias. Versátil, o sorbitol pode ser usado em balas, biscoitos, geléias, refrigerantes, entre outros.

Além disso, ele resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento e pode ser encontrado na forma de pó ou em líquido.

– Veja também: 5 sobremesas fit para saborear sem sair da dieta

6. Stevia

Também chamado de esteviosídeo, esse é mais um dos tipos de adoçantes naturais que merece destaque. A stévia é extraída de uma planta nativa da América do Sul chamada de stevia rebaudiana.

Estável em altas temperaturas, a stévia não contém calorias e nem carboidratos e adoça entre 200 a 300 vezes mais do que o açúcar. A única questão que incomoda a algumas pessoas é que ela pode deixar um leve gosto amargo nos alimentos.

Vale ressaltar também a versatilidade da stévia, que pode ser encontrada em diversos produtos da VITAO. Entre eles, na Geleia Zero de Ameixa e na Goiabada Zero.

7. Maltodextrina

Apesar de a maltodextrina estar nesse nosso texto sobre tipos de adoçantes, é importante ressaltar que, de acordo com o art. 3º, I, da RDC nº 429/2020, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ela começará a ser considerada como um “açúcar comum”, deixando de pertencer ao grupo dos adoçantes.

Apenas aproveitamos para citá-la porque ela pode estar presente em diversos alimentos, desempenhando a função de adocicá-los.

Pois bem, agora você já conhece mais sobre sete tipos de adoçantes que podem estar no seu dia a dia. Para saber qual é o mais indicado para você, converse com seu médico e/ou seu nutricionista. Por fim, se estiver em busca de opções práticas, saudáveis e nutritivas para adoçar a sua rotina, a VITAO com certeza tem muitas boas alternativas para você. Escolha as suas preferidas e delicie-se!


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS