Uma dieta balanceada e equilibrada é de extrema importância em todas as fases da vida. Assim sendo, como os pais e adultos responsáveis devem agir para garantir uma alimentação saudável infantil para os pequenos? Como “enfrentar” os possíveis desafios de colocar em prática uma rotina alimentar saudável e, ao mesmo tempo, nutritiva, gostosa e que seja encarada como algo positivo pelas crianças?
Acredite, essas são dúvidas que pairam na cabeça de muitos adultos. E elas ganham ainda mais força no momento de volta às aulas. Afinal, esse período implica no fim das férias e na retomada da rotina para o ano letivo.
Mas, apesar de parecer um desafio, acredite: é possível, sim, acertar a mão na alimentação saudável infantil e garantir que os pequenos desenvolvam uma relação saudável com a comida desde cedo.
Para isso, confira as nossas dicas e veja como estimular hábitos alimentares saudáveis nos pequenos – e a importância em manter esses hábitos na volta às aulas!
– Complemente a leitura com: Cuidados com a alimentação infantil na volta às aulas
O primeiro passo para apostar em uma alimentação saudável infantil é mostrar para os pequenos que esse cuidado com o que é ingerido é algo extremamente positivo. É um aprendizado que eles irão levar para sempre durante o seu crescimento.
Por isso, jamais associe o fato de comer saudável com algo negativo. Não “castigue” o pequeno dizendo que ele deverá passar uma semana sem comer fast food, por exemplo. Isso faz com que ele associe essas comidas ultraprocessadas com algo positivo – e, consequentemente, passe a ver a alimentação equilibrada e saudável como “monótona” ou negativa.
Ações valem mais do que mil palavras, certo?
Assim sendo, nas refeições que você fizer com as crianças, inspire-as pelo exemplo. Durante as aulas, provavelmente os pequenos farão pelo menos um lanche no colégio. Entretanto, é comum que várias outras refeições do dia sejam feitas em casa e/ou com os pais e responsáveis.
Dessa forma, além de garantir que o seu filho levará lanches saudáveis para o colégio, faça as demais refeições do dia de forma balanceada com os pequenos. Evite pular refeições e, na hora de montar o seu próprio prato, faça-o de forma saudável e equilibrada, sem exageros. Isso faz com que você se torne um bom exemplo alimentar para as crianças.
Que tal sempre começar a refeição por uma salada?
Todos na mesa comem essa porção de folhas e hortaliças frescas, possivelmente acompanhada por algum outro vegetal (ou até mesmo uma fruta), um molho saudável para a salada e uma granola salgada, deixando-a mais gostosa.
Então, é possível seguir para a “segunda” parte da refeição, que deve conter proteínas, carboidratos, gordura saudável, fibras, vitaminas e minerais de forma equilibrada.
Além disso, busque beber água ao invés de outras bebidas industrializadas e/ou adocicadas, ajudando a desenvolver desde cedo esse hábito nas crianças.
Ao seguir esse tipo de alimentação desde cedo dentro de casa, as crianças entenderão que comer salada e beber água, por exemplo, é algo normal, e não uma punição.
– Para deixar as suas saladas ainda mais gostosas, confira: Molho para saladas: mais sabor com saúde
A alimentação das crianças não precisa e nem deve ser monótona, mas sim colorida, variada e conter todos os grupos alimentares bem divididos ao longo do dia. Para fazer isso, algumas dicas que você pode seguir são:
Ademais, aproveite os alimentos sazonais para sempre testar novos ingredientes e inserir novos sabores, texturas e cores nos pratos das crianças. Variar as refeições é algo que ajuda a garantir que as crianças recebam uma ampla gama de nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento.
– Veja também: Cardápio semanal infantil: Confira ideias para crianças de 2 a 6 anos
Além das refeições feitas em casa, lembre-se de que, com a volta às aulas, os pequenos farão lanches na escola. Por isso, busque garantir que a lancheira deles conte com opções saudáveis, saborosas e nutritivas.
Ademais, além do recreio no colégio, também é comum fazer mais um lanche em casa.
Se a criança vai para a escola de manhã, durante a tarde ela fará um lanche em casa. Se ela vai para a escola à tarde, no período da manhã ela tomará um café da manhã antes do almoço, certo?
Por isso, quando for planejar o cardápio semanal na sua casa, leve também em consideração os alimentos que serão consumidos nesses lanches. Busque ter opções saudáveis na sua geladeira e na despensa, como frutas, iogurtes, legumes e bebidas saudáveis (água, leite, chás e suco de frutas puro).
Além dessas opções, pães, cereais, snacks saudáveis e biscoitos integrais também devem fazer parte dos lanches diários dos pequenos. Inclusive, uma excelente opção são os produtos da Linha Kids da VITAO Alimentos. Eles são feitos em embalagens no tamanho ideal para matar a fome e saciar os pequenos e, além disso, são práticos para serem transportados, são nutritivos e saudáveis.
A Linha especial para os pequenos conta com snacks salgados, cookies, chocolates, bolinhos, pipoca doce e outras opções saudáveis e deliciosas para serem consumidas entre as refeições. Conheça e surpreenda-se!
Essas dicas podem ajudar a colocar em prática desde cedo a alimentação saudável infantil e garantir que os pequenos desenvolvam uma relação saudável com uma dieta equilibrada e gostosa. Experimente colocar em prática!
Referências: Eigier Diagnósticos, Amucc, Sanar Saúde, Taeq – Conquiste sua Vida