COMER
Granola Salgada: Confira 6 receitas!
Granola Salgada: Confira 6 receitas!

A granola doce já se tornou uma velha conhecida das pessoas. Muito utilizada em saladas de frutas, bolos, smoothies, iogurtes e demais sobremesas, ela já ganhou o seu espaço no mercado. Mas e a granola salgada, você já ouviu falar dela?

Tão deliciosa quanto a granola doce, ela é uma excelente aliada para acrescentar mais sabor e crocância em diversas receitas.

Deixando saladas, pães, omeletes, tortas, salgados, tapiocas e muitos outros pratos mais nutritivos, a granola salgada pode ser preparada com diversos ingredientes e surpreender o seu paladar. Dependendo do seu gosto, ela pode até ser consumida pura!

Além disso, vale ressaltar que a granola é uma poderosa fonte de fibras para o seu organismo. Assim, além de mais sabor, o seu prato incrementado com a granola salgada também ajudará a fazer com que o seu intestino funcione melhor e, ainda, promoverá uma sensação de saciedade prolongada.

– Confira: Conheça 5 benefícios da granola para o organismo

Quais são os ingredientes da granola salgada?

A granola salgada pode ser feita com diversos ingredientes. Você pode apostar em uma combinação de mix de sementes, cereais e ervas.

Sementes de abóbora, de girassol e de linhaça, assim como gergelim e chia, são ótimas opções de alimentos para você acrescentar na sua granola salgada, já que eles são ricos em minerais e em fibras importantes para o funcionamento do organismo.

Além desses ingredientes, é possível temperar a sua granola com as ervas que você mais gosta, como lemon pepper, cúrcuma, tomilho, coentro, alecrim, salsinha e cebolinha, um toque de pimenta, etc.

Também, você já pode adquirir a sua granola salgada pronta para o consumo. A VITAO, por exemplo, tem uma deliciosa opção de Granola Tradicional Salgada que já foi preparada de forma balanceada para a sua rotina.

Integral, vegana e oferecendo um grande aporte de fibras e proteínas por porção, a granola salgada da VITAO conta com castanha-de-caju, amendoim, semente de girassol, semente de abóbora, flocos de arroz, quinoa, amaranto e cranberry e demais elementos nutritivos e saborosos na sua composição.

Além disso, ela vem em uma embalagem que pode ser facilmente transportada, permanecendo fresca e crocante por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.

6 receitas com granola salgada

Conforme já falamos brevemente, a granola salgada é extremamente versátil. E, abaixo, vamos dar boas sugestões de como você pode consumi-la no seu dia a dia.

1. Granola salgada pura, como um aperitivo e/ou tira-gosto

Crocante e deliciosa, a granola salgada pode facilmente ser consumida pura, como um tira-gosto e/ou uma forma de ajudar a saciar a fome entre as refeições. Uma boa sugestão é colocar a quantidade que você pretende consumir em um potinho. Assim, não irá comer em excesso.

2. Gosta do sabor agridoce? Experimente acrescentar a granola salgada em receitas doces!

Quem disse que só é possível acrescentar a granola salgada em receitas salgadas? Você pode explorar o seu paladar e acrescentá-la também em receitas originalmente doces, permitindo que o seu paladar conheça novos sabores.

Você pode colocar a granola salgada por cima de um mamão ou banana amassada, por exemplo.  Além disso, ela pode ser polvilhada em cima de iogurtes, smoothies, vitaminas, bolos, entre outros. Use a sua imaginação e explore sabores!

3. Omelete com granola salgada

Uma boa maneira de tornar o seu omelete ainda mais saboroso, nutritivo e rico em fibras é colocando uma porção de granola salgada por cima dele. Ainda, a granola, por oferecer carboidratos para o organismo, pode ser uma excelente fonte de energia para o seu corpo, tornando o omelete um lanche ainda mais completo.

Também lembre-se de que o omelete, por si só, já é uma refeição que permite que você faça diversos experimentos. É possível acrescentar legumes, queijos, temperos e carnes diversos para deixá-lo de acordo com o seu gosto. A granola surge como mais uma opção para tornar o omelete ainda mais rico.

Está sem criatividade para fazer o seu omelete? Então experimente preparar essa receita de omelete de legumes integral e, ao final, acrescente uma porção de granola salgada por cima para finalizar o prato. Ficará ainda mais gostoso!

4. Caldos variados com mais crocância e sabor

É comum acrescentar algum alimento com textura crocante em cima de sopas e caldos variados para deixar a refeição mais interessante.

Granola Salgada: Confira 6 receitas!

Algumas pessoas optam pelo bacon crocante, outras por uma couve ou cebola crispy, outras por torradas. Entretanto, já parou para pensar que a granola salgada também pode ser uma excelente forma de você acrescentar essa textura nos seus caldos e sopas? Isso mesmo!

Na próxima vez que preparar um caldo, experimente salpicar um pouco da granola por cima na hora que for servir o prato. Assim, ela ainda estará saborosa e crocante na hora que você for comer.

5. Use a granola salgada no preparo de pães

É possível preparar pães com diversos sabores, compostos por diferentes ingredientes e farinhas. E a granola salgada pode, sim, ser um desses ingredientes! Você pode tanto acrescentá-la na massa do seu pão ou, se preferir, colocá-la ao final da receita, por cima do pão. Assim, você terá uma bela decoração na sua receita e, ainda, irá torná-la mais nutritiva e saborosa.

6. Deixe suas saladas mais saborosas com a granola salgada

Por último, mas não menos importante, outra boa forma de você incorporar a granola salgada nas suas receitas é utilizá-la como um ingrediente para as suas saladas. Por ter um sabor mais salgado, ela pode inclusive substituir o uso do sal ou, pelo menos, fazer com que ele seja utilizado em menor quantidade no preparo da salada.

A granola salgada é uma forma de fazer com que a salada fique mais rica em fibras e aumente a sensação de saciedade. Assim, é uma ótima incorporação para o prato, já que são muitas as pessoas que acreditam que salada é um prato “muito leve, que não alimenta”.

Para evitar essa questão, basta apostar nos ingredientes certos, que trarão, sim, mais saciedade ao prato. E, um deles, é a granola. Além dela, apostar em proteínas magras, como peixe, frango, ovos e queijos brancos também ajudará a aumentar a saciedade promovida pela salada. Experimente essa receita de salada crocante com granola salgada e surpreenda-se!

E então, gostou de saber mais sobre a granola salgada e as receitas para utilizar essa iguaria? Esperamos que sim! Ah, e aproveite para conhecer e experimentar a Granola Tradicional Salgada da VITAO, que já vem na medida certa para deixar o seu dia a dia mais prático, saudável e saboroso!


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS