COMER
Versão fitness de produtos tradicionais: o que devo saber?
Versão fitness de produtos tradicionais: o que devo saber?

Apostar na versão fitness para produtos tradicionais pode ser uma excelente saída para quem está em busca de manter um estilo de vida mais saudável e equilibrado e, ao mesmo tempo, não quer abrir mão de receitas já conhecidas.

Hoje, já é possível encontrar versões fit de alimentos como pizzas, docinhos, cookies, sanduíches, salgados variados (existe até coxinha fit!), tortas, entre outros. E, aparentemente, essa é uma tendência que veio para ficar e conquista cada vez mais adeptos. 

De acordo com dados da Kantar Worldpanel compartilhados pela Food Service News, as pessoas têm optado por estilos de vida mais sadios em todo o planeta. Prova disso é que, de acordo com o estudo, 41% dos gastos das pessoas são destinados para lanches saudáveis e bebidas não alcoólicas. 

A mesma matéria também revelou que, de acordo com um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros se esforçam para ter uma alimentação saudável. Ainda, 71% dos consultados garantiram que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar a mais por eles.

Esses números apenas servem para nos mostrar que optar pela versão fitness para produtos tradicionais é a escolha de muitas pessoas. E você, já é adepto deste estilo de vida?

O que configura um alimento fit?

“Fit” é um termo que a indústria alimentícia usa para classificar os alimentos que julga mais saudáveis. Normalmente, os alimentos fit e/ou receitas dessa categoria estão relacionadas com ingredientes mais saudáveis, protéicos e nutritivos, podendo conter frutas, verduras, legumes, carnes magras, gorduras boas, cereais integrais e/ou leguminosas em sua composição.

Em um alimento fit, busca-se fazer a substituição inteligente de ingredientes, trocando, quem sabe, o açúcar refinado pelo açúcar mascavo e/ou mel, por exemplo. Também, evita-se a farinha de trigo tradicional, sendo ela substituída pela farinha integral ou farinha de outros cereais, grãos e oleaginosas – como a farinha de amêndoas, de aveia, de linhaça, entre outros.

Outro ponto que é alterado nas receitas fit é a forma a qual o prato é preparado. A fritura é evitada e opta-se pelos alimentos cozidos, refogados e/ou feitos à vapor, por exemplo.  

Apesar de serem pratos que costumeiramente trazem ingredientes considerados mais saudáveis e/ou menos processados, nem sempre essas receitas são menos calóricas do que as originais.

Por isso, o ideal é sempre ler a tabela nutricional dos alimentos – sejam eles fit ou não. Somente assim é possível ter maior noção do que está sendo consumido.

Além disso, vale sempre reforçar a importância de ter um acompanhamento profissional de um médico e/ou nutricionista. É ele quem poderá indicar a melhor forma de ter uma alimentação equilibrada e que traga todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.

Qual a importância de apostar na versão fitness para produtos tradicionais? 

A grande importância de optar pela versão fitness para produtos tradicionais é que ela é uma alternativa para a pessoa que está seguindo uma alimentação mais saudável sem que seja necessário “abandonar” tudo o que ela gosta. 

Nesse tipo de receita, o sabor é fundamental. Por isso, as opções fitness estão sendo cada vez mais aprimoradas em busca de atender paladares exigentes. 

Seguindo essa linha, é possível manter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, não retirar o chocolate da dieta, por exemplo. O que se faz é optar por chocolates mais saudáveis, como é o caso do chocolate ao leite e o chocolate branco da Vitao, por exemplo. Ambos são zero açúcar e não contém glúten, mas, ao mesmo tempo, são extremamente saborosos e funcionam muito bem como uma sobremesa.

Inclusive, você sabia que o cacau pode ser altamente benéfico para a sua saúde? Isso mesmo! Veja o que o cacau faz para o seu organismo e surpreenda-se. 

Faça a sua versão fitness para produtos tradicionais! 

Além de comprar chocolates (e tantos outros produtos) mais saudáveis, já pensou em preparar a sua própria versão fitness para produtos tradicionais? Acredite: as opções são inúmeras!

Uma boa dica é utilizar o Mix Sem Glúten para Massa Salgada da Vitao. Extremamente versátil, o mix pode ser utilizado para várias receitas, passando pela torta salgada, empadão, chipa, panqueca, bolinho de arroz, empanada, entre outros.

Outra sugestão é apostar no espaguete de legumes ao invés do macarrão tradicional. A abobrinha, a cenoura e a pupunha, quando cortadas finas, no formato de espaguete, funcionam muito bem substituindo a massa. Basta refogá-las e fazer o tempero que você desejar. 

Além dessas sugestões, saiba que hoje é possível fazer a versão fitness para produtos tradicionais dos mais variados tipos possíveis. Desde coxinha feita com massa de batata doce e quinoa, passando por um bolo de cenoura integral feito com biomassa de banana verde. 

Se você não sabe por onde começar, temos algumas receitas deliciosas que podem te inspirar a seguir por este caminho. Confira:

Receitas fit salgadas para fazer em casa

Receitas fit doces para fazer em casa

Agora você já sabe tudo o que você precisa saber sobre a versão fitness de produtos tradicionais

Pois bem, agora você já sabe o que é um produto fit, sabe que pode encontrar diversas opções desses produtos para vender já prontos e, mais do que isso, tem boas sugestões de receitas fit, saudáveis, nutritivas e saborosas para fazer em casa. Então… 

Que tal colocar a mão na massa e fazer a sua versão fitness para produtos tradicionais? E, é claro, conte com a Vitao neste processo! Na nossa loja você encontra diversos insumos para tornar a sua receita mais prática e ainda mais saudável!


PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS